DESCARTE DE RESÍDUOS, COMO FAZER?




VER TODAS NOTÍCIAS

DESCARTE DE RESÍDUOS, COMO FAZER?


Publicado quarta-feira, 30 de janeiro de 2019 11:10:33


Aquele restinho de tinta que sobrou, aquele pano que usou para limpar o óleo que caiu no chão, como você os descarta? Espero que a resposta não seja: “jogo no lixo”, isso porque muitos desses materiais são extremamente danosos ao meio ambiente. Existem estabelecimentos, como Oficinas por exemplo, que produzem muitos desses materiais, e portanto cabem a eles providenciarem um fim adequado.


Os descartes devem ser realizados de maneira correta, produtos como óleos usados, solventes, panos com graxa e óleo, podem ser reutilizados para outros fins, para auxiliar na estruturação do processo de descarte utilize o PGRS.

O que é PGRS?

É a sigla de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, trata-se de um documento técnico, que tem por objetivo identificar e quantificar os tipos de resíduos, atuando em cada etapa do processo de:

•    Acomodação
•    Reciclagem
•    Transporte
•    Destinação
•    Tratamento

Adotar o plano de gerenciamento trará vários benefícios, relacionamos alguns a seguir:

Imagem da Empresa

A gestão de resíduos contribui para a credibilidade do negócio, diante de seus clientes e perante os órgãos fiscalizadores. Agilizando nos processos de renovação da licença ambiental caso seja necessário.

Controle dos Impactos Ambientais

Através do PGRS conseguirá diminuir a geração de substância e dará um fim adequado a cada tipo, o que consequentemente diminui a possibilidade de causar riscos ao meio ambiente.

Diminuição de Acidentes e Melhoria na Higiene 

Consciente de que para cada tipo de resíduo há um determinado método de manuseio, rota de transporte interno e externo, EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) a serem utilizados, ambiente de armazenamento e horário para coleta e destinação, a possibilidade de causar um acidente diminui consideravelmente.

Com relação à higiene, o plano de gerenciamento está relacionado a redução da proliferação de mau cheiro e limpeza geral do local.

Melhora do Aproveitamento de Espaço

Cada resíduo tem uma quantidade gerada e critério para destinação final específico (tratamento, aterro sanitário, aterro industrial, co-processamento, reciclagem etc.), o que pode fazer com que alguns deles permaneçam na empresa por um longo período.

O plano de gestão de resíduos tem por objetivo determinar o melhor ambiente para guardá-los, além de estabelecer a frequência ideal para que sejam coletados, contribuindo diretamente com a liberação do espaço físico e organização da empresa.

Redução de Custos para Empresa

Todo o processo de concepção, execução e acompanhamento de um plano de gestão de resíduos está diretamente relacionado à contribuição da redução de gastos em uma empresa. Nesse sentido, é possível dizer que poderá ter diminuição dos custos com:

•    Destinação dos resíduos: um dos principais objetivos do PGRS é diagnosticar pontos de excesso de geração de resíduos, e indicar medidas para reduzi-las e separá-las corretamente;

•    Processos (matéria-prima): por realizar o acompanhamento, o PGRS também colabora para diagnosticar e criar indicadores de performance e desperdícios de materiais durante o processo de produção ou na realização de serviços prestados;

•    Equipamentos e funcionários: quando realizado corretamente, o PGRS pode determinar itens como, tipo, quantidade, tamanho e localização das lixeiras para acomodação temporária dos resíduos, além de definir quantos profissionais serão necessários para fazer a gestão deles.

Política da Logística Reversa

Conforme artigo 3, parágrafo 12, da Lei 12.305, a logística reversa é uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico, caracterizada pela união de procedimentos, ações e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos no setor empresarial, com o intuito de reaproveitá-los em seu ciclo produtivo ou em outras destinações finais ambientalmente adequadas.

Logística é um conjunto de estratégias e ações que visam produzir e entregar os serviços de uma empresa de maneira barata, ágil e eficiente aos consumidores, portanto, a logística reversa é o grupo de estratégias que têm o objetivo de recolher todos os resíduos, substâncias e materiais utilizados nas etapas de comercialização, também, de maneira barata, ágil e eficiente.

Por isso, os dois agentes são os importantes no processo: o fornecedor ou fabricante e o distribuidor dos serviços. Ambos têm o dever de entregar os produtos aos clientes.

Para que a logística reversa funcione corretamente em seu plano de gestão de resíduos, considere:

•    Inserir o recolhimento ao trajeto de entrega: até o percurso para entrega dos materiais podem ser utilizados para retirar itens descartados;

•    Categorize os itens: é uma técnica simples e amplamente utilizada em empresas de variados segmentos, bastante eficaz na hora de fazer a gestão de resíduos em sua empresa;

•    Compartilhar responsabilidade: envolver os funcionários nos processos de separação e descarte dos resíduos, proporcione treinamento e capacitação para que os seus colaboradores estejam aptos a lidar com os processos contidos em uma estratégia de gestão de resíduos.

Como você pôde acompanhar nesse post, o planejamento de gestão de resíduos é um procedimento que deve envolver todas as etapas de produção e desenvolvimento dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Compartilhe essa responsabilidade com todos seus colaboradores, é importante todos sentirem que são responsáveis por preservar o meio ambiente.

Lembre-se, mesmo o PGRS parecendo complexo, ele pode proporcionar vários benefícios.

Existem várias empresas no mercado especializadas, que podem lhe ajudar nesse processo, além de estruturar seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos, existem empresas que realizam a coleta dos produtos e encaminham para seu devido descarte.

E então o que achou? Importante não é mesmo? Então já sabe, não vai descartado tudo no lixo comum, avalie sempre o impacto da ação no meio ambiente.
 
  

 

 

Fonte
http://www2.mma.gov.br

 


Pesquisar
Assuntos relacionados