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COMO CALCULAR METAS DE VENDAS?


Publicado quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019 11:08:39


Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve! Apesar de ser um ditado bem conhecido, no mundo dos negócios não dá para ser assim não é mesmo? Ter um objetivo bem definido é a base de sustentação da empresa, definir bem quais serão os passos para atingir o objetivo é essencial, as metas de vendas fazem parte desse processo.

O que são Metas de Vendas?

Meta de vendas é um critério utilizado para atingir o objetivo que a empresa precisa ou deseja atingir dentro de um determinado período, para que possa sobreviver no mercado, aumentar o faturamento e crescer em seu segmento de atuação.

Ao estabelecer metas aos colaboradores, a empresa estrutura um caminho para que eles alcancem os propósitos do negócio, aumentando suas possibilidades de sucesso, sejam elas de curto ou longo prazo. No entanto, definir as metas de vendas é um processo que exige cálculo e muito planejamento, e para auxiliá-lo trouxemos algumas dicas:

 

Conheça o Mercado

Essa é a primeira regra para todo empreendedor, conhecer o mercado em que atua e o comportamento de consumo de seu público-alvo. Para isso, é necessário se dedicar bastante e fazer uma boa análise dos tópicos abaixo:

  • Os preços praticados por você e pela concorrência;
  • O valor de mercado de seus produtos e serviços;
  • Como os clientes em potencial se comportam.

Saber se o seu setor está estável, em queda ou ascensão é essencial para planejar o crescimento e definir as margens para estruturar as metas de vendas. Essas informações podem ser obtidas através de pesquisas sobre economia e empreendedorismo, mas busque sempre fontes confiáveis.

Além de pesquisar é importante entender que cada empresa vai ter um tipo de meta e que elas estão sujeitas a alterações de acordo com as situações e deve-se estabelecer uma validade para as mesmas, ou seja, o objetivo da empresa deve estar sempre conectado ao mundo em sua volta.

Informar-se sobre os resultados dos concorrentes também poderá contribuir no processo de definição de metas, pois conseguirá entender onde há melhores oportunidades de crescimento.

 

Conheça o Nível de Vendas e a Capacidade de Entrega

As metas de vendas devem ser baseadas em análises e projeções financeiras, conhecer o histórico de vendas da empresa é essencial para auxiliar na tomada de decisão, analise:

  • Quais produtos e serviços proporcionaram resultados mais satisfatórios nos últimos períodos?
  • Qual foi o aumento do percentual das vendas do ano anterior até o atual momento?
  • Qual é a média da margem de lucro obtida?

Conhecer as respostas dessas perguntas é de grande utilidade para que você faça um comparativo com o mercado.

Se a empresa vem apresentando bons resultados, as metas devem ser desenvolvidas a fim de melhorar o faturamento. Caso a empresa esteja em uma situação desconfortável, as metas devem ser voltadas para reverter os quadros difíceis.

Além de conhecer o mercado, é necessário se atentar ao processo de produção e entrega, estruturando o processo logístico da empresa, para estabelecer metas de acordo com a capacidade de ambas.

 

Estabeleça Metas Realistas e Desafiadoras

Ao criar as metas de vendas evite estipular objetivos impossíveis de atingir, pois essa prática é bastante desmotivadora para os colaboradores, colocar as metas em patamares muito altos pode fazer com que eles nem ao menos tentem atingi-las.

Se está começando, vá devagar, comece com metas mais simples, para que os colaboradores se sintam capazes de atingi-las e aos poucos aumente a dificuldade.

Evitar metas irreais não significa que os objetivos não precisam ser desafiadores, é necessário ter um equilíbrio, metas muito fáceis de serem alcançadas também podem desmotivar os colaboradores, além de estagnar a lucratividade da empresa.

Portanto, estabeleça metas que os mesmos se sintam aguçados, mas, ao mesmo tempo, encorajados a se atualizarem e melhorarem seus resultados.

 

Considere o Fator Humano e a Motivação

Pensar somente em lucro quando estabelece as metas de vendas, pode levar ao contrário do objetivo, considere o bem-estar e a capacidade dos colaboradores, não estabeleça nada sacrificante e desumano.

Considere também a motivação das equipes, há casos em que os colaboradores estão tão desmotivados que não acreditam serem capazes de atingir meta alguma, em outros casos, as metas podem ser aquilo que eles precisam para saírem da zona de conforto.

Considere o Gasto

Ao planejar as metas de vendas, considere o quanto será necessário investir, ou seja, qual será o valor referente a comissão dos colaboradores, além de ser de suma importância para eles, será necessário ter esse valor para saber se o que for faturado será realmente revertido em lucro.

 

Bem, como vimos, a meta de venda é parte fundamental e deve ser atrelada ao objetivo da empresa, afinal elas são um meio para levá-lo até onde quer chegar, além de proporcionar engajamento na equipe de vendas.

Essas são algumas dicas, mas recomendo que pesquise mais sobre o assunto para definir bem suas metas de vendas.

Sabemos que é um desafio e tanto, mas, não deixe de tentar por achar complicado, pois, certamente trará mais sucesso para a sua empresa.

 

 

Fonte:

https://www.dnadevendas.com.br


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