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3 dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua oficina


Publicado segunda-feira, 25 de março de 2019 14:09:03


Você já foi a um restaurante e gostou muito da comida, mas mesmo assim decidiu nunca mais voltar? E por que não voltaria se a comida estava tão deliciosa? Porque o atendimento foi muito ruim.

 

Talvez você não tenha sido bem recebido, ou não tiraram suas dúvidas a respeito dos pratos, erraram seu pedido ou ainda cobraram mais pelo serviço sem avisar. Esses são detalhes de atendimento que fazem toda a diferença.

 

E o mesmo acontece com outros estabelecimentos, como lojas, prestadores de serviços e oficinas mecânicas: o atendimento pode ser um fator decisivo para que o cliente volte a solicitar seus serviços e até indique você para os familiares e amigos.

 

Pensando nisso, elaboramos este post com três dicas úteis que vão ajudar você a melhorar o atendimento ao cliente na sua oficina. Então é só continuar a leitura e descobrir maneira práticas de atender muito bem seus clientes!

Invista em um ambiente agradável

O ambiente da sua oficina faz parte do atendimento ao cliente pois ajuda a determinar como seus clientes vão se sentir no seu estabelecimento. Não é algo superficial, mas sim um aspecto importante do seu planejamento para garantir que seus clientes se sintam bem e seguros para deixar o veículo deles aos seus cuidados.

 

Elencamos dois aspectos que vão fazer a diferença na sua oficina e que podem ser implementados aos poucos com um investimento relativamente baixo.

Organize e aproveite o que você já tem

Um primeiro passo para garantir que sua oficina seja um ambiente agradável é organizar os recursos que já estão na sua loja.

 

Muitas vezes achamos que, para deixar a oficina pronta para os clientes, é preciso comprar móveis novos e elaborar uma decoração do zero. Na verdade, o importante é começar organizando e utilizando aquilo que você já tem.

 

Pode ser um sofá ou cadeiras boas para a recepção, vasos de plantas que decorem o local, armários ou prateleiras para organizar as ferramentas. Se você tem algum desses itens, lembre-se de aproveitá-los e mantê-los bem cuidados. Depois, aos poucos, você pode comprar um ou outro item a mais.

Cria a cultura da limpeza

Limpeza sempre é fundamental para que as pessoas se sintam à vontade em um ambiente. Ao mesmo tempo, sabemos que uma oficina é um local com peças a serem descartadas, graxa e outros resíduos a serem limpos e com uma movimentação intensa de carros e pessoas.

 

Como então manter a oficina limpa? Ter uma pessoa responsável pela limpeza com certeza ajuda. Mas o principal é estabelecer a cultura da limpeza:

 

  • Tenha latas de lixo adequadas para os resíduos;
  • Ajude os funcionários a manterem o espaço de trabalho limpo;
  • Tenha os produtos e materiais de limpeza adequados.

 

Assim, por mais que o trabalho com os carros ainda continue produzindo resíduos e sujeira, sua oficina vai ser limpa constantemente, o que vai contribuir para um ambiente agradável onde os clientes se sintam bem.

Tenha a gentileza como prioridade

Além de criar uma cultura de organização e limpeza, outro ponto fundamental é ter a gentileza como prioridade. Isso vai fazer com que seus funcionários se sintam na responsabilidade de sempre serem gentis com os clientes.

 

Para que isso aconteça, você pode começar prestando atenção nos dois pontos a seguir.

Estabeleça um padrão

Um padrão de atendimento tendo a gentileza como prioridade vai ajudar todos a saberem como agir com os clientes em qualquer situação. Ou seja, ao falar com os clientes, você pode estabelecer que todos sempre vão ser cordiais. Aqui vão algumas ideias de padrão de atendimento:

 

  • Cumprimentar os clientes sempre;
  • Ouvir às reclamações com atenção;
  • Perguntar se o cliente tem dúvidas;
  • Garantir que o  serviço a ser feito e o método de pagamento estão claros para o cliente.
  •  

Assim, com simplicidade e gentileza, todo cliente sempre receberá o mesmo bom atendimento.

Treine muito bem sua equipe

Após estabelecer um padrão de gentileza, o próximo passo é treinar a equipe. Temos um post com dicas úteis sobre esse assunto. Mas a ideia principal é:

  • Ajude os funcionários a serem prestativos;
  • Pratique a comunicação com sua equipe;
  • Pratique o atendimento com foco na gentileza;
  • Valorize os esforços dos colaboradores;
  • Seja um bom exemplo.

 

Essas são dicas práticas e simples que você pode colocar em prática aos poucos, treinando a equipe indiretamente todos os dias. Você também pode fazer treinamentos regulares sempre que possível e focar no tópico do atendimento quando achar necessário.

Estabeleça processos e sistemas eficazes

Com a oficina organizada e os funcionários alinhados com um bom padrão de comunicação e atendimento, seus clientes já vão se sentir à vontade na oficina.

 

A terceira dica vem para complementar as outras duas e ajudar a realmente garantir que seu cliente saia satisfeito da sua oficina. Pois um dos motivos que mais fazem os clientes reclamarem de oficinas é a falta de profissionalismo e documentação. O cliente nunca sabe qual serviço foi feito em seu carro de fato.

 

Isso acontece porque os processos e sistemas  utilizados desde o atendimento ao cliente, conserto do carro e pós-venda não estão funcionando como deveriam.

 

Em termos de atendimento, permitir que o cliente tenha acesso às informações sobre o carro de modo que isso fique registrado otimiza o seu tempo e demonstra eficiência e transparência para o cliente.

Software de gestão de oficina

Para que isso aconteça, existe um software específico para oficinas. O Workmotor

é um software de gestão de oficinas. Dentre seus recursos estão alguns que contribuem para o atendimento ao cliente.

 

  • Cadastro de clientes;
  • Registro dos serviços realizados no carro;
  • Pesquisa de satisfação do cliente realizada por meio da ferramenta QueridoCarro.com.

 

Ou seja, com o Wormotor, você automatiza seus processos, trazendo profissionalismo e segurança para o seu atendimento.

 

Se quiser saber mais sobre esse software, entre em contato conosco. Podemos tirar suas dúvidas e explicar mais sobre o produto.

 

E siga as dicas deste post para melhorar o atendimento ao cliente na sua oficina. Afinal, cliente satisfeito sempre volta e traz junto os amigos.


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