VER TODAS NOTÍCIAS

Aumente o faturamento da oficina com a venda de peças de carro


Publicado quinta-feira, 16 de maio de 2019 15:13:52


Aumentar o faturamento da oficina é, com certeza, um dos objetivos de quem está à frente dos negócios. Afinal, os custos com locação e manutenção de espaço físico, custos com equipe qualificada, custos com material, com marketing, com compras e com tantos outros itens não param nenhum mês.

 

E, para conseguir manter os negócios da sua oficina saudáveis, é preciso se atualizar e inovar. Afinal, a nova geração de clientes é exigente e se mantém informada. Agora não basta apenas fazer um orçamento e oferecer um desconto para fidelizar um cliente. É preciso prestar um serviço de qualidade e oferecer valor significativo.

 

Pensando nessas necessidades que estão presentes todo dia na sua rotina, hoje trouxemos uma dica que pode contribuir muito para aumentar seu faturamento e ajudar você atender com excelência os clientes. Vamos falar da venda de peças de carro na sua oficina.

 

Se você ainda não vende peças, então este texto é para você. E, se você já vende autopeças, continue lendo também, pois vamos falar de dicas práticas e ideias que podem auxiliar você a alavancar suas vendas. Então vamos lá?

Mas como a venda de peças de carro pode ajudar você?

 

Afirmamos aqui que a venda das peças vai ajudar a aumentar os lucros da sua oficina. Mas como isso acontece?

Expandir as possibilidades de lucro

 

Em termos de finanças, é importante não depender apenas de um tipo de serviço ou produto que alimente o fluxo de caixa. Por exemplo, se na sua oficina vocês oferecem apenas o serviço de manutenção e consertos, isso pode ser um fator que limita seus lucros.

 

Afinal, se, por qualquer motivo, a procura pelos serviços na oficina diminuir, como essa é a única entrada de capital, todo o negócio corre risco. Por isso é importante variar e expandir as possibilidades de serviços e produtos oferecidos. Assim, se algum deles sofre, os outros conseguem suprir a demanda e manter seu saldo positivo.

 

E é aí que entra a venda de peças. Ela é mais uma maneira de garantir fluxo de caixa para o seu negócio. Além disso, o modo mais eficaz para fazer a venda de peças é atrelando os produtos aos serviços já oferecidos por você.

Evitar prejuízos

 

E atrelar os produtos aos serviços é uma prática comum. Por exemplo, se um cliente procura você para realizar a troca da bateria do veículo, oferecer a mão de obra e o produto já incluso no orçamento garante a rapidez na hora de fechar negócio.

 

Porém, o que muitos donos de oficina afirmam é que o trabalho envolvido com a compra e o estoque das peças acaba trazendo prejuízo em vez de aumentar o faturamento. Esse é, certamente, um fato a ser levado em consideração, pois um gerenciamento não planejado dessas peças pode colocar tudo a perder.

E agora, como fazer a venda das peças?

Então é por isso que seguem abaixo dicas para ajudar você a vender as peças de modo eficiente, sem prejuízos.

Pense no cliente

Quando se trata de planejamento e estratégias, é fundamental ter em mente o cliente. Pensar no seu público-alvo ajuda a manter o seu foco alinhado com o aquilo que as pessoas realmente estão procurando.

 

Por isso, mantenha um cadastro dos seus clientes a fim de entender o perfil deles. Anote as informações do veículo deles, os serviços que utilizaram na sua oficina e as preferências. Inclusive, a Workmotor ajuda você a manter esse registre de maneira prática e fácil.

 

Com base nessas informações, realize a compra de peças. Assim, você terá peças que são procuradas com frequência e que terão alta rotatividade, sem que fiquem paradas por muito tempo no estoque.

 

Ainda pensando no cliente, invista em promoções e descontos especiais que incluam a venda das peças. Assim você promove sua oferta de peças e conquista os clientes, oferecendo preços mais competitivos.

Faça parcerias

Outra oportunidade para quem oferece na oficina a venda de peças de carro é fazer parcerias com outras empresas.

 

Procure empresas de transporte, sejam desde caminhões até transporte escolar ou privado. Converse com essas empresas e ofereça serviços personalizados atrelados à venda das peças.

 

Isso é importante porque você vai saber de antemão quais são os veículos e as necessidades de manutenção. Aí a compra e revenda das peças se torna mais garantida.

 

Fazer parcerias também aumenta a visibilidade e credibilidade da sua oficina. É uma opção que deve ser considerada com atenção e que pode trazer muitos benefícios.

Seja um revendedor

Já pensou em se tornar um revendedor autorizado de algumas montadoras? Isso vai atrair mais clientes e trazer credibilidade para a sua oficina. Afinal, os clientes que têm carros fabricados pela marca das montadoras vão procurar pelos serviços da sua oficina com mais segurança, sabendo que você revende peças originais.

 

Outro fator é que, sendo um revendedor autorizado, as próprias montadoras poderão indicar sua oficina para clientes, aumentando assim a visibilidade da sua oficina e atraindo mais pessoas para conhecer seus serviços.

 

E, por fim, quais produtos vender?

Levando em conta as dicas de venda que acabamos de dar, fica mais fácil se planejar para escolher as marcas e os produtos certos para a sua oficina.

 

Mas, se você também quiser partir de uma lista de produtos que costumam ter rotatividade e procura constantes, seguem abaixo cinco peças que não vão parar muito tempo nas prateleiras:

 

  • Sistema de freios

 

  • Bateria

 

  • Pneus

 

  • Filtros

 

  • Fluidos

 

Para saber em quais outros produtos investir, fique atento aos hábitos de consumo dos seus clientes atuais, pesquise com outras empresas e parceiros e invista nos produtos mais procurados.

Esperamos que, com nossas dicas, você consiga implementar com sucesso a venda de peças de carro na sua oficina. Lembre que é fundamental planejar bem a sua venda com sua equipe e com base em informações concretas.

 

Comece aos poucos, mas não deixe passar a oportunidade de expandir seus negócios. E, se precisar de ajuda com seu planejamento e com a organização da sua oficina, entre em contato com a equipe especializada da Workmotor. Queremos que seus negócios deem certo e queremos crescer com você!

 

 


Pesquisar