Dicas Práticas Para Tornar Sua Oficina Sustentável




VER TODAS NOTÍCIAS

Dicas Práticas Para Tornar Sua Oficina Sustentável


Publicado terça-feira, 11 de junho de 2019 13:21:45


Mas a verdade é que oficina mecânica combina com sustentabilidade sim. A verdade é que você pode tornar sua oficina sustentável, pois, mesmo não sendo tão grande, ela gera impacto na comunidade e no meio ambiente. E a outra verdade é que essa transformação não vai custar tudo isso que você imagina.

 

A sustentabilidade é um assunto em alta hoje em dia não por modismo, mas por necessidade. A preocupação com o meio ambiente e com a sociedade é real, e os consumidores entendem isso e preferem empresas que sejam sustentáveis. Além disso, as empresas têm muito a receber quando investem na sustentabilidade.

 

Pensando na importância desse assunto, queremos ajudar você a entender como e por que investir em práticas sustentáveis. Por isso escrevemos este post: nele vamos falar do impacto ambiental causado pelas oficinas, dos benefícios de tornar sua oficina sustentável e de práticas que vão fazer isso acontecer. Ficou interessado? Então continue conosco e boa leitura!

Entenda o impacto

Quando falamos de sustentabilidade, podemos pensar em três vertentes: a econômica, a social e a ambiental. Mas o que isso quer dizer? Que a sua oficina, para se tornar completamente sustentável, deve levar em consideração essas três frentes. Claro que isso não acontece da noite para o dia, vai acontecendo aos poucos.

 

No post de hoje vamos nos concentrar na sustentabilidade ambiental. Ou seja, vamos dar dicas para ajudar você a diminuir os impactos ambientais causados pela sua oficina. Mas, afinal, que impactos são esses?

 

Pense por um momento no dia a dia da sua oficina. Pense nos serviços prestados, no material utilizado, no recurso humano envolvido, no espaço alocado. Pensou? Agora tente enxergar o quanto tudo isso gera de resíduos sólidos e líquidos, de ruído e de lixo. Mesmo sendo uma oficina pequena, o impacto é grande.

 

Óleo, graxa, combustíveis, água contaminada e resíduos de materiais (como baterias e tintas) podem contaminar o solo, lençóis freáticos, rios e também poluir o seu bairro. E, se houver algum vazamento desses fluidos, o impacto pode ser ainda mais negativo.

 

Além disso, há o barulho causado por causa de consertos, troca de peças, movimentações e tantas outras atividades na rotina de uma oficina. Esses ruídos impactam o meio ambiente, a fauna local e as pessoas do seu bairro.

 

Por fim, a fabricação das peças que você utiliza e também a necessidade de uso de energia e água geram um impacto. Afinal, esses itens utilizam recursos naturais muitas vezes não renováveis. Isso quer dizer que estamos usando fontes de energia, água e produção que podem vir a acabar um dia.

 

Como você pôde ver, o impacto ambiental das nossas atividades é real e está presente na nossa rotina. Daí a importância de estudar o assunto e promover práticas que diminuam esse impacto.

Entenda os benefícios

 

Além da diminuição desses impactos, tornar sua oficina sustentável trará outros benefícios para o ambiente, para a sociedade e para você e a oficina. Consegue visualizar algum desses benefícios?

É um diferencial para a sua oficina

Já falamos antes sobre a importância de atender bem o cliente. E um dos aspectos de cuidar desse cliente é oferecer diferenciais que atendam às expectativas dele.

 

Hoje, uma das grandes preocupações de muitas pessoas é o cuidado com o meio ambiente. Assim, elas procuram empresas e serviços que também compartilhem dessa preocupação. E, na maioria dos casos, elas estão dispostas a pagar um pouco a mais por isso.

 

Então, se a sua oficina adicionar como marca a sustentabilidade, isso atrairá esse público e será o seu diferencial. Pois, vamos ser sinceros: são poucas as oficinas que de fato tomam ações diárias para proteger o meio ambiente.

 

Além de contribuir para diminuir o impacto ambiente, ser sustentável vai trazer e fidelizar mais clientes para você.

Atrai parcerias importantes

Sem contar também que a sustentabilidade vai atrair parcerias interessantes para a sua oficina.

 

Outras empresas com a mesma visão de proteção ao meio ambiente podem se aliar a você. Talvez seja um restaurante do bairro que procura oferecer uma alimentação orgânica e recicla o lixo produzido. Pode ser também uma empresa de logística que procura cuidar da sua frota de caminhões e carros de modo a diminuir o impacto ambiental.

 

Empresas assim vão preferir os serviços da sua oficina sustentável, já que os seus valores são semelhantes aos deles. E, claro, com essas parcerias virão indicações de clientes também.

 

As possibilidades são diversas. As empresas estão cada vez mais conscientes da sua responsabilidade ambiental. Por isso estar nesse nicho é tão importante.

Valoriza sua oficina e sua comunidade

Outro benefício de focar na sustentabilidade é o de que isso agrega valor não só à sua oficina, mas também à sua rua, ao seu bairro.

 

Sabe aquele fenômeno de quando um comércio pinta a fachada, renova as vitrines e trocas o letreiro e aí, aos poucos, outras lojas no bairro fazem a mesma coisa? Isso acontece porque a qualidade de um produto chama a atenção das pessoas. E, se você vê o outro oferecendo qualidade, você é incentivado a agir assim também.

 

Isso se aplica em outras situações, como levantar a bandeira do bom atendimento ao público feminino, lançar campanhas sazonais e priorizar pontos importantes, como a sustentabilidade.

 

Quando a notícia se espalhar de que sua oficina é sustentável, outros comerciantes do bairro vão querer saber mais do assunto e vão aderir à boa mudança. Isso vai gerar valor para a sua loja e para o bairro como um todo. E esse é um benefício importante.

Saiba como tornar sua oficina sustentável

Agora que você já entende melhor os impactos causados por sua oficina e os benefícios de torná-la sustentável, vamos à parte mais prática! Logo abaixo estão listadas algumas dicas para ajudar você a aderir à sustentabilidade aos poucos, um passo por vez.

Planejamento

 

A ideia é que você, em primeiro lugar, faça um planejamento simples para conseguir se tornar sustentável. Para iniciar, liste os maiores impactos gerados pela sua oficina. Depois, com essa lista em mãos, você pode decidir por qual item começar, qual item diminuirá mais os impactos. Aí, aos poucos, você faz as mudanças necessárias e parte para o próximo item.

 

O importante é lembrar que, embora essas mudanças vão exigir certo investimento, elas também vão trazer benefícios (como já mencionamos), e não precisam ser realizadas todas ao mesmo tempo e de uma só vez. Vá aos poucos, mas insira na rotina da oficina essas boas práticas e você vai ver bons resultados.

Descarte de resíduos

Restos de tinta, litros de óleo, panos sujos de graxa, água contaminada, todos esses itens não podem ser jogados no lixo comum. Esses itens precisam de um descarte adequado. Mas você sabe como fazer esse descarte?

 

Fluidos como óleo e suas embalagens devem ser separados em tanques específicos e coletados por empresas especializadas nesse tipo de descarte. Além disso, a água utilizada pelos funcionários ao lavarem as mãos sujas de graxa e óleo ou ao lavaram os pisos deve descer por um ralo que seja ligado a uma caixa separada.

 

Falando ainda de óleo, é fundamental providenciar contenções em caso de vazamento. Essas contenções podem ser absorventes industriais específicos, barreiras, mantas e outros. Pesquise qual solução é a melhor para você e para a sua oficina e então adquira os itens necessários.

Reciclagem

A reciclagem já é mais conhecida e difundida na sociedade. Em casa, nas escolas e em diversos comércios já se separam plástico, papel, vidro e metal. Claro que, quando se trata de uma oficina, a separação dos itens precisa ser feita de maneira criteriosa e de acordo com as normas ambientais.

 

Para facilitar suas atividades, procure cooperativas da sua região que façam coletas de materiais recicláveis, e converse com elas. Talvez a prefeitura da sua cidade já ofereça uma coleta de reciclados básica, o que já é um bom começo. Mas procure cooperativas especializadas também.

 

Elas vão orientar você a respeito do tipo de recipientes a serem utilizados para armazenar os resíduos recicláveis. O interessante saber é que os materiais reciclados podem se transformar em produtos úteis. As correias dentadas, por exemplos, são usadas para produzir tapetes, cintos e até guias para animais.

 

Outra dica sobre reciclagem é pesquisar produtos, peças e materiais para a sua oficina que possam ser reciclados ou utilizados de outra forma no final de sua vida útil. Ou seja, ao procurar novos recursos, invista naqueles que vão contribuir para o meio ambiente.

 

Assim, por meio da reciclagem, os materiais que iriam para o lixo são reutilizados. Você também ainda contribui para o crescimento de lojas que vendem produtos  mais adequados ao meio ambiente e de cooperativas da sua região. Isso tudo tem a ver com o impacto social que mencionamos no início do nosso texto.

Recursos da natureza (energia)

Outro item que gera um grande impacto no meio ambiente são os recursos que utilizamos para que a oficina funcione no dia a dia. Como exemplos clássicos, temos a energia e a água. Não tem como abrir sua oficina sem contar com esses recursos, certo? Então como fazer para utilizá-los de maneira sustentável?

 

Em termos de energia, analise bem a iluminação na sua oficina. Você utiliza lâmpadas econômicas? Será que você está aproveitando a luz natural do dia por meio de janelas ou telhas translúcidas? Será que todos utilizam a energia elétrica de forma responsável? Pense nessas questões e compartilhe com seus funcionários sua preocupação para que, juntos vocês cheguem a um plano de ações a serem tomadas.

 

Você também pode se atentar ao uso excessivo de energia consumida por equipamentos muito antigos ou que precisam de reparos. Faça uma boa verificação em todos os seus aparelhos elétricos e garanta que as conexões e as tomadas estejam funcionando com qualidade.

 

Com essas medidas, você garante o bom funcionamento dos seus equipamentos e uma utilização correta da energia. Lembre também que economizar energia faz a diferença para o meio ambiente e também para o seu bolso.

Normas ambientais (certificação)

Com relação ao meio ambiente, temos leis abrangentes aqui no Brasil. Além disso, sempre há atualizações nas normas, tanto federais quanto estaduais e municipais. Por isso, é muito importante que você dedique certo tempo em conhecer essas normas e sempre fique atento às mudanças.

 

Mas fique tranquilo. Faça as adaptações necessárias e conheça a legislação aos poucos. O importante é você estar ciente do que é preciso aprender e, depois, organizar sua equipe para seguirem os requisitos necessários.

 

A ISO 14001 é a norma mais utilizada quando se trata de meio ambiente. Essa norma define requisitos legais para avaliar sistemas de gestão ambiental. E, embora o cumprimento desses requisitos possa ajudar você a tirar sua certificação, a lista de requisitos é útil mesmo para quem não vai tirar certificações. Ela é uma ferramenta útil para ajudar no seu planejamento e na sua gestão ambiental.

 

Ou seja, adequar-se à legislação requer empenho, tempo e conhecimento, mas pode trazer para você certificações que agregam valor ao seu negócio. Além disso, as normas ambientais são uma boa base para quem quer tornar a oficina sustentável.

 

Essas foram nossas dicas práticas para ajudar você a tornar sua oficina sustentável.

Sendo cidadão e empreendedor, faz parte do seu papel contribuir positivamente para preservar o meio ambiente, diminuindo o impacto negativo gerado pela oficina.

 

A boa notícia é que práticas ambientais adequadas também trazem benefícios para o seu negócio. Com uma oficina sustentável, você terá uma imagem forte para a sua marca e isso vai gerar mais clientes. Então planeje-se, comece aos poucos e pesquise o assunto.

 

E, para saber mais dicas de como oferecer valor para seus clientes e, ao mesmo tempo, ser beneficiado com uma solução prática, leia nosso post: Conheça as vantagens de oferecer parcelamento para o cliente.

 

 

 

 

 


Pesquisar
Assuntos relacionados