Oficina mecânica: 6 dicas para você se destacar da concorrência




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Oficina mecânica: 6 dicas para você se destacar da concorrência


Publicado quinta-feira, 18 de julho de 2019 11:05:16


Oficina mecânica: 6 dicas para você se destacar da concorrência

Concorrência. Essa palavra tira o sono de muitos donos de empresa. E, no caso de donos de oficina, ela certamente está presente e deixa muitos empreendedores preocupados, pensando em como se destacar da concorrência.

 

Ao mesmo tempo, ter concorrentes e conhecê-los é fundamental para o crescimento do seu negócio. Afinal, se não houvesse concorrência, a empresa provavelmente não investiria tanto em inovações e em qualidade. Ela ficaria estagnada e não cresceria. E crescimento certamente é seu objetivo, certo?

 

Ou seja, em vez de se lamentar pensando nos clientes que preferiram outra oficina e não a sua, tente conhecer o que seus concorrentes oferecem e o que eles fazem para atender às necessidades dos clientes. Depois, o próximo passo é saber como você vai conseguir se diferenciar: do que a sua oficina precisa para chamar a atenção dos clientes.

 

Tendo em mente esses passos, fizemos este post. Queremos ajudar você com 6 dicas para você se destacar da concorrência. Então, em vez de perder o sono e tentar descobrir sozinho como diferenciar a sua oficina das outras, fique de olho neste conteúdo e aplique nossas dicas!

Dicas das principais áreas para você investir e se destacar da concorrência

Temos vasta experiência quando se trata de oficinas mecânicas e atendimento aos donos e consumidores. Por isso, temos observado alguns pontos importantes que, se olhados com atenção e tratados como prioridade, podem fazer a diferença na sua oficina.

 

São 6 áreas principais nas quais vale a pena investir. Afinal, para se destacar da concorrência, será preciso um investimento de tempo, esforço e recursos humanos e financeiros. Porém, esse é o melhor caminho para se colher frutos no futuro e crescer.

 

Lembre: se sua oficina não está sempre em procura de novas soluções e de melhorias na qualidade, ela vai ficar para trás e perder espaço para novos empreendimentos. Então aqui vão dicas de 6 áreas nas quais você pode investir para estar à frente da concorrência.

  1. Atendimento ao cliente

Por muitos anos, as oficinas mecânicas ficaram conhecidas por não se destacarem no atendimento ao cliente. A preocupação maior era em se oferecer bons serviços, mas pouco se falava em atender o cliente com gentileza e empatia.

 

Hoje em dia, principalmente diante das gerações Y (pessoas nascidas entre o anos 80 e 2000) e Z (nascidos a partir de 1995), ser bem atendido é uma prioridade. Esses jovens esperam entrar em qualquer estabelecimento e terem suas necessidades entendidas. Além disso, prezam por uma comunicação clara e objetiva.

 

Ou seja, não estamos falando que você e sua equipe precisam fazer todas as vontades do clientes. Na verdade, é preciso apenas atenção especial ao modo como vão falar com o cliente: de forma profissional, objetiva e atenciosa.

 

Isso vale especialmente para o número crescente de mulheres que levam seus veículos para a oficina. O atendimento a elas deve ser feito com cordialidade e sem qualquer vestígio de preconceito. Deve-se explicar os serviços para elas com naturalidade e clareza, sem menosprezar seu conhecimento.

 

Em suma, quando se trata de atendimento ao cliente, aqui vão alguns dos principais pontos:

 

  • Cordialidade e gentileza;
  • Clareza nas explicações;
  • Tratamento igualitário, sem preconceitos;
  • Foco nas necessidades dos clientes.

 

Para que você e sua equipe consigam de destacar quando o assunto é atendimento ao cliente, vocês podem fazer treinamentos, cursos ou práticas. Existem cursos online gratuitos oferecidos por empresas como o Sebrae. Ou você pode, ainda, procurar alguma empresa especializada no assunto para garantir que o atendimento seja uma prioridade.

 

Após entender melhor do assunto, o importante é manter a constância na qualidade ao atender os clientes. Esse é um ponto que fará a diferença para a sua oficina, além de ajudá-lo a fidelizar seus clientes. Afinal, cliente satisfeito sempre volta e indica sua empresa para outras pessoas.

  1.  Treinamento da equipe

Acabamos de mencionar que uma maneira de promover o bom atendimento é por meio de treinamento da equipe, e isso se aplica em diversas áreas.

Treinar sua equipe faz com que cada profissional se destaque no mercado de trabalho e, consequentemente, sua oficina se destaque também. A qualificação de cada indivíduo reflete na qualidade da oficina como um todo.

 

Então, para começar esse trabalho de treinamento, em primeiro lugar identifique quem são seus colaboradores e quais são suas necessidades, dificuldades e pontos fortes. Converse com cada um deles individualmente e faça um mapeamento simples dessas características. Em outras palavras, coloque no papel:

 

  • Os objetivos,
  • as necessidades,
  • as dificuldades
  • e os pontos fortes de cada funcionário.

 

Depois disso, junte esse material e o estude com calma. Você vai ser capaz de entender melhor sua equipe e planejar o próximo passo.

 

Então, com base nas necessidades e dificuldades em comum, você pode selecionar por qual tipo de treinamento começar. Pode ser um curso online, um treinamento de alguns dias na empresa, uma tarde por semana separada para treinamento contínuo ou algum outro formato de treinamento que atenda ao que vocês precisam.

 

Em termos de conteúdo para o treinamento, você pode selecioná-lo dentre os seguintes temas:

 

  • Qualificação técnica,
  • Atendimento ao cliente,
  • Motivação,
  • Gestão,
  • Inteligência emocional,
  • Trabalho em equipe,
  • Especializações,
  • Comunicação.

 

Essas são algumas sugestões. Mas nossa dica é que você converse com sua equipe e peça a eles também ideias de treinamento. É importante envolver todos no processo e fazer disso uma tarefa do time. Assim, ninguém vai se sentir cobrado a estudar, mas motivado a se desenvolver.

 

E também é essencial que você participe dos treinamentos. Sendo dono da oficina, você precisa ser um bom exemplo, sem contar que você vai se beneficiar muito de todo o conhecimento adquirido.

  1. Identidade da marca

Uma terceira área muito promissora para se investir é a identidade da sua marca. Em outras palavras, é investir na definição, nos valores, no posicionamento e na identidade visual da sua oficina.

 

Agora você talvez esteja se perguntando: "Mas minha oficina tem um nome e uma fachada que pintei recentemente, do que mais preciso?" Manter a fachada da sua loja renovada já é um passo importante para a sua identidade, mas é uma parte dela.

 

Para definir a identidade da sua oficina, o que você deve se perguntar é:

 

  • Para quem oferece serviços? Ou quem são meus clientes?
  • Como quero ser lembrado? Que palavra quero usar para descrever minha oficina?
  • Qual é meu nicho? É especialização em automóveis de pequeno porte? Ou seriam frotas e caminhões?
  • Qual é o estilo da oficina (tendo em mente os clientes)? É mais tradicional? Moderna?
  • Como deve ser o atendimento ao cliente na minha oficina?
  • Quais são nossos valores? Talvez sejam honestidade, comprometimento, eficiência?
  • E como posso atualizar minha logomarca, minha fachada e o interior da oficina pensando nessas perguntas?

 

Essas são algumas questões que podem guiar você e sua equipe a definir a identidade da oficina. Vocês podem se reunir com certa frequência para tratar do assunto e, aos poucos, fazer as mudanças necessárias.

 

Não existe um estilo único adequado. O importante é que a sua marca seja um reflexo dos seus valores e dos valores da sua equipe e que seja definida com base nas dores dos seus clientes. Assim, a identidade da marca vai fazer com que sua oficina de destaque.

 

Afinal, sua oficina não será apenas mais uma. Será aquela da qual os clientes se lembram e aquela que eles indicam para os amigos. Será aquela que procura acolher todos com respeito. Aquela que oferece serviços com qualidade e honestidade.

 

Por isso a identidade da marca é tão essencial: ela é o seu cartão de visitas. Sua cara.

 

  1. Parcerias

Outra grande aliada sua pode ser a prática de fazer parcerias. Encontrar parceiros pode trazer inúmeros benefícios para você e sua oficina de maneira a diferenciar você da concorrência.

 

Com parceiros, você amplia sua visão e o alcance da sua marca. Afinal, você tem mais pessoas participando dos negócios e ajudando sua empresa crescer. Você também aumenta sua capacidade de atender mais clientes, já que os seus parceiros prestam serviços que você, sozinho, não poderia oferecer.

 

Mas, de que tipo de parcerias estamos falando? Existem vários tipos, porém, o ideal mesmo é você determinar as parcerias com base em dois fatores principais:

 

  • A necessidade dos seus clientes.
  • Possibilidades de crescimento.

 

Então, por exemplo, você notou que, às vezes, seus clientes precisam esperar algum conserto ficar pronto na oficina. Aí, eles aguardam na recepção do seu espaço. Não seria uma boa ideia você fazer uma parceria com alguma lanchonete ou cafeteria da sua rua?

 

Seus clientes, se aguardarem por mais de uma hora, podem ganhar um vale café com pão de queijo, por exemplo, na lanchonete do bairro. O cliente vai se sentir bem atendido, a lanchonete vai receber mais um cliente e você vai oferecer um serviço além do esperado. É algo simples, mas que deixa uma marca positiva.

 

Você pode fechar parcerias com restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, fornecedores… Pode também oferecer serviços especializados para parceiros, como frotistas.

 

Existem muitas oportunidades. Planeje, busque o comércio do seu bairro e se destaque dentre as oficinas.

  1. Diversificação

É fundamental para a sua marca ter definido com clareza o seu nicho. Vocês atendem os consumidores finais? Ou empresas de frotas de caminhão ou de locação de carros? Atendem o público mais jovem? Ou o pessoal mais tradicional do bairro?

 

Ter isso traçado ajuda você a tomar decisões difíceis e a divulgar sua empresa. Ao mesmo tempo, isso não impede você de diversificar os serviços que oferece. A diversificação torna sua oficina mais versátil, o que atrai mais clientes e diferencia o nome da sua empresa.

 

Aqui vão algumas ideias de como diversificar seus serviços. Claro que você não vai se comprometer tentando entregar tudo ao mesmo tempo. É preciso ter foco, mas sempre buscando inovação.

 

  • Oficina em domicílio. Você atende pequenas ocorrências na casa do cliente. Você pode disponibilizar um número de telefone para esse propósito e alguém da equipe também.
  • Atendimento exclusivo e expresso a motocicletas uma vez por semana. Separe um dia na semana para cuidar com exclusividade de motos. Esse é um nicho muitas vezes negligenciado e, por isso, ao atendê-lo, você pode fidelizar novos clientes.
  • Curso de mecânica básica. Ofereça um curso simples, mas com dicas práticas, na sua oficina mesmo. Você pode atrair mais clientes e até possíveis futuros colaboradores.

 

Viu como são inúmeras as maneiras de diversificar? Então aproveite nossas dicas e faça algo diferente do que seus concorrentes têm feito! Seus clientes vão agradecer!

  1.  Automatização

E nossa última sugestão deste post pode otimizar muito seu tempo e a eficiência da sua equipe. Muitas vezes, na oficina, gastamos tempo demais com atividades burocráticas ou manuais.

 

Dentre essas atividades, temos: levantamento de estoque, previsão de despesas, acompanhamento de fluxo de caixa, cadastro de clientes e tantas outras. Então, em vez de desperdiçar a capacidade da sua equipe nessas ações, por que não utilizar a força do seu recurso humano em outras áreas e investir na automatização dessas atividades?

 

E fazer isso não é mais tão complicado como antigamente. Hoje existem softwares que cuidam da gestão de um estabelecimento. E, quando se trata de oficinas, existe um sistema especializado para ajudar você: a WorkMotor.

 

É um software que vai facilitar sua rotina diária, automatizar processos que hoje tomam muito tempo seu e garantir a organização da oficina. Você pode testar o software fazendo o download da versão gratuita.

 

Automatizar seus processos faz com que você esteja um passo à frente dos concorrentes. Enquanto eles tentam equilibrar as atividades diárias com todo o resto, você já tem sua rotina otimizada e centraliza seus esforços no que mais importa: serviço de qualidade e atração de clientes.

 

Gostou das nossas sugestões? Nossa missão é sempre trazer para você conteúdo relevante para sua oficina e informações atuais! Fazemos sempre nossa dever de casa, pesquisando os assuntos mais importantes, e estamos atentos ao mercado. Por isso, conte com a gente!

 

E, para receber mais dicas e saber ainda mais como se destacar da concorrência, fique de olho no nosso blog. Aí você fica sabendo dos nossos artigos mais recentes!


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