Oferecer desconto na oficina em datas comemorativas: Tudo o que você precisa saber




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Oferecer desconto na oficina em datas comemorativas: Tudo o que você precisa saber


Publicado quinta-feira, 8 de agosto de 2019 15:06:35


Oferecer desconto na oficina em datas comemorativas: Tudo o que você precisa saber

 

Quem nunca fez uma compra porque os preços estavam excelentes ou porque a promoção realmente valia a pena? Principalmente em uma data comemorativa, como aniversário, Dia das Mães ou dos Pais? Descontos em produtos ou serviços específicos são uma ótima maneira de atrair clientes, então oferecer desconto na oficina pode ser uma boa maneira para alavancar as vendas!

 

Claro que os lojistas não podem oferecer promoções o tempo todo nem diminuir os preços de todos os serviços. Para que uma campanha promocional possa trazer os resultados esperados, é preciso ter um objetivo claro em mente, fazer o planejamento necessário e acompanhar o desenrolar do começo ao fim.

 

Então oferecer descontos é sim uma oportunidade excelente para os negócios, mas deve haver cautela e planejamento. E é sobre isso que vamos falar neste post. Vamos ajudar você a oferecer desconto na oficina para obter bons resultados de venda, principalmente em datas comemorativas! Confira!

Como elaborar uma campanha promocional?

Quando se fala em descontos, é importante entender que eles fazem parte de uma campanha de vendas, ou seja, precisam ter um objetivo relacionado a vendas e um planejamento específico.

 

Claro que é possível apenas decidir oferecer uma promoção relâmpago de dois dias, por exemplo. Mas como você vai saber se essa campanha teve sucesso? Como você vai mensurar os resultados se não houve uma meta nem estratégia?

 

Por isso listamos alguns pontos que vão ajudar você a elaborar a campanha ideal, principalmente em datas comemorativas. Queremos que você potencialize seus resultados de maneira profissional em vez de apenas oferecer descontos aleatórios.

Objetivo

Não será possível medir o sucesso da sua campanha se você não tiver um objetivo claro, afinal, que dados você vai avaliar se você não souber aonde quer chegar?

 

Então, em primeiro lugar, defina um objetivo claro. Pode ser, por exemplo:

 

  • aumentar as vendas dos produto com desconto;
  • atrair mais clientes do bairro ou atrair novos clientes;
  • contribuir para a satisfação de clientes fiéis;
  • divulgar o nome da sua oficina nas mídias sociais.

 

Esses são alguns objetivos, mas você, com sua equipe, pode definir outros. O importante é que o objetivo atenda a alguma das principais necessidades da oficina. Se você precisa de mais clientes, por exemplo, esse deve ser o seu foco! Mas lembre: não queira alcançar diversos objetivos de uma só vez! Escolha um ou dois e se concentre neles.

Planejamento

Com o objetivo traçado, agora é hora de planejar. Mas calma, não precisa ser um planejamento trabalhoso e que tome muito sem tempo. Pense em pontos-chave que vão fazer a diferença. Tenha em mente:

 

  • o objetivo traçado;
  • o investimento financeiro necessário;
  • o produto ou serviço que terá desconto;
  • o período de lançamento e término da campanha;
  • o público-alvo;
  • os canais de divulgação;
  • as métricas para avaliar os resultados.

 

Já falamos de objetivos e vamos falar de cada um dos outros pontos ainda neste texto. E, começando pelo segundo ponto, que é o investimento, você precisa saber que, dependendo do seu objetivo, você não necessariamente aumentará o seu faturamento ao oferecer descontos.

 

Afinal, se você deseja atrair mais clientes, vai oferecer um desconto específico. Mas, ao calcular o custo do produto e sua margem de lucro, talvez você perceba que seu lucro não será maior do que se você vendesse sem o desconto. Ao mesmo tempo, mais clientes vão entrar na sua oficina em busca desse produto e podem até comprar outros produtos e serviços.

 

Ou seja, como parte do planejamento, identifique quanto sua oficina pode investir de recursos financeiros, pensando na sua margem de lucro em em outros aspectos, como divulgação.

 

Outro ponto fundamental é determinar quando sua campanha de promoção começa e quando termina. Por exemplo, se você oferecer desconto para troca de pneus e troca de óleo no Dia dos Pais, seria interessante iniciar a campanha uma semana antes do domingo dos pais e continuar uma semana depois. Ou, ainda, se for um desconto que não vá requerer muito investimento, pode ser uma promoção para o mês de agosto todo.

 

Coloque esses pontos no papel ou em uma planilha simples e faça a campanha acontecer! Você vai como o planejamento pode otimizar todo o processo.

Público

Um dos outros pontos que mencionamos com relação a planejar é pensar no público-alvo.

E aqui vamos direto ao ponto: seu público não pode ser todo mundo. Para que sua campanha seja efetiva, você precisa definir um público.

 

Se a data comemorativa for Dia das Mães, então seu público pode ser as mães ou talvez os familiares das mães. Se for Dia dos Pais, com certeza pode ser os pais, talvez os pais mais jovens ou apenas os pais mais experientes.

 

Não tenha medo de especificar o público, pois, uma vez determinado, fica mais fácil tomar decisões e fazer uma campanha de sucesso. Sem contar que, se o desconto for interessante, outras pessoas vão procurar seu serviço.

Divulgação

Assim que seu planejamento estiver em andamento, você vai determinar como divulgar a promoção.

 

Existem os canais físicos e os canais online. Você pode utilizar os dois tipos ou apenas só um. E como você determina qual usar? Tendo em vista seu público. Se forem os pais jovens, vale a pena fazer uma divulgação temática na loja e, com certeza, uma boa divulgação online nas mídias sociais, por e-mail e SMS.

 

Já se forem os pais mais experientes, a divulgação na oficina pode ser mais conservadora, e você pode apostar na divulgação em jornais, via e-mail e panfletagem no bairro.

 

Aqui vão mais opções para você decidir:

 

Divulgação física:

  • Decoração temática da loja;
  • Cartazes e banners;
  • Panfletos e folhetos impressos;
  • Anúncios em jornais;
  • Divulgação pelos colaboradores.

 

Divulgação online:

 

  • Facebook e Instagram;
  • Site da oficina;
  • Sites de desconto;
  • SMS;
  • E-mail.

 

Como você viu, existem diversos canais. Então avalie bem suas opções e tome sua decisão com base no público e no investimento que você pode fazer.

 

Além disso, é sempre uma boa dica envolver sua equipe na divulgação. Você pode trabalhar com metas e comissões e motivar os funcionários a divulgarem os descontos e a oferecerem os serviços com qualidade e rapidez. Isso vai fazer a diferença.

Quais são alguns exemplos de campanhas de descontos?

Além desses pontos, você precisa, obviamente, definir qual produto ou serviço vai estar em promoção e como oferecer o desconto, não é mesmo?

Produto ou serviço a entrar na promoção

 

Para tomar essa decisão, pense em serviços ou produtos que você tenha como ofertar em grande quantidade ou larga escala. Pois a campanha promocional pode ter um efeito melhor do que você imaginava, e então será preciso atender a demanda.

 

Se sua oficina é especialista em fazer troca de óleo, revisão de freios e balanceamento, ofereça esses serviços com desconto em um pacote promocional.

 

Agora, se sua oficina não consegue ainda oferecer troca de pneus por falta de estoque, não ofereça esse serviço na promoção. Mesmo que outros estejam oferecendo, uma campanha promocional precisa ser certeira; ela não pode ser um risco para você. E oferecer um serviço que não é sua especialidade é muito arriscado.

 

Você também pode pensar em serviços que são procurados pelos clientes apenas em algumas épocas no ano e, então, tentar oferecê-los com desconto para atrair o público fora da temporada.

 

Calcule bem seu investimento na hora de propor o desconto. Tenha em mente o preço do serviço ou do produto para o consumidor final, o custo desse produto para você e sua margem de lucro. A partir daí, decida quanto você pode diminuir do seu lucro e ainda oferecer um preço atrativo para o cliente.

 

Não existe um número mágico para essa conta. O segredo é focar no seu objetivo e entender quanto de investimento você está disposto a fazer e quanto a oficina consegue suportar para manter a saúde financeira da loja.

Campanhas de sucesso

Já que campanhas promocionais são algo comum no comércio, existem algumas práticas que se consolidaram no mercado e apresentam resultados de sucesso. Aqui vão algumas delas:

Combos

Esses são os famosos "compre três, pague dois", ou "leve dois pelo preço de um". Mas como colocar isso em prática na sua oficina?

 

Você pode oferecer três serviços em um pacote e, assim, oferecer o desconto. Podem ser combos específicos, como: revisão completa, pneus e balanceamento, revisão elétrica e de freios.

 

O importante é você oferecer serviços atrativos para os clientes e que façam sentido em um combo. Pense também qual seria o preço dos serviços separadamente e qual valor oferecer para que seja realmente interessante.

Datas comemorativas

Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia da independência… Enfim, são inúmeras as datas comemorativas e os feriados. Por que não aumentar o movimento nesses períodos?

E uma das maneiras é oferecendo campanhas promocionais.

 

Agora aqui o fundamental é fazer uma campanha que envolva os clientes e vá além do desconto. Talvez você precise fazer uma decoração simples na oficina ou divulgar a promoção nas mídias, utilizando um design adequado. O ponto é que as pessoas sintam que vocês estão comemorando de fato essas datas, e não apenas usando esses dias para promoções.

 

Você também pode combinar o desconto com o sorteio de algum serviço ou prêmio relacionado à data comemorativa. Ou ainda, se você achar interessante e puder investir, tenha brindes específicos para quem comprar o pacote de serviços da data comemorativa. Pense em algo simples, mas que agregue valor.

Premium

Por fim, outra ideia é oferecer campanhas promocionais para clientes selecionados. Sabe aqueles clientes que já vão à sua oficina há algum tempo e confiam nos seus serviços? Esses clientes são especiais e devem ser tratados com exclusividade.

 

Então, uma opção é oferecer um desconto específico para eles. Pense nos serviços que eles costumam usar e ofereça o desconto com base nisso. Assim, esses clientes que já são fiéis vão se sentir ainda mais motivados a continuar frequentando a sua oficina.

 

Para divulgar essa promoção exclusiva, você e sua equipe podem entrar em contato por telefone, SMS e por e-mail somente com esses clientes. É importante explicar para eles que o desconto foi concedido devido à fidelidade deles, pois eles são clientes premium.

Como avaliar o resultado do desconto na oficina?

Planejamento feito, desconto definido, agora é hora de implementar a campanha promocional. Lembre que é preciso ter data de início e término, ok?

 

E, durante a campanha, você e seu time devem acompanhar o andamento das coisas. Registre o número de vendas e de novos clientes. Tenha em mente seu objetivo e colete os dados necessários para saber, no final, se você alcançou seus objetivos.

 

Calcule também o retorno do seu investimento, o chamado ROI (em inglês, Return on Investment). Esse é um indicador que vai ajudar você a enxergar o quanto de retorno financeiro sua oficina obteve com a campanha promocional.

 

Esse dado é calculado por meio de uma fórmula bem simples. Veja a seguir:

 

  • ROI = (retorno ganho - valor investido) / valor investido.

Resultado final multiplicar por cem para obter valor em porcentagem.

Vamos dar um exemplo de como utilizar essa conta. Se você investiu mil reais em uma ação promocional e, por causa dela, você teve um retorno financeiro de R$2,5 mil, é possível calcular o ROI:

  • ROI = (2500 - 1000) / 1000
  • ROI = 1500 / 1000
  • ROI =  1.5
  • ROI em porcentagem (x100) = 150%

Ou seja, nesse caso, o retorno do investimento foi de 150%, superando o dobro do valor investido.

Essa conta pode ser usada se você tiver como uma de suas metas aumentar o faturamento. Ao mesmo tempo, se esse não for necessariamente seu objetivo, a fórmula pode ser utilizada também. Assim, você entende quanto custou de fato alcançar os objetivos da campanha.

Além de mensurar os resultados quantitativos, é interessante obter comentários dos clientes e da sua equipe a respeito da campanha. O feedback em palavras é muito útil, pois traz informações específicas sobre o que foi bom e o que pode ser melhorado.

Como você viu, para elaborar uma boa campanha e oferecer desconto na oficina, planejar e mensurar os resultados é essencial. Mas não pense que isso tudo é complicado. Siga passo a passo o que sugerimos e aproveite as datas comemorativas para começar. E, se quiser mais dicas sobre como divulgar melhor sua oficina, leia nosso post sobre o assunto.