O que fazer na oficina para não perder clientes e ainda aumentar seu lucro?




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O que fazer na oficina para não perder clientes e ainda aumentar seu lucro?


Publicado quinta-feira, 29 de agosto de 2019 15:15:32


Sabe aquele cliente que costumava fazer revisão do carro na sua oficina todo ano, mas que você já não vê há algum tempo? Ou aquele que sempre fazia troca de óleo com você, mas parou de vir? Você deve estar se perguntando o que fazer para não perder esses clientes, não é mesmo?

 

Afinal, são pessoas que já conhecem seu trabalho. Talvez, por causa de uma vida muito atarefada, talvez por causa de distância ou mesmo por terem encontrado outra oficina, essas pessoas simplesmente não têm ido à sua oficina mais.

 

Ao mesmo tempo, sabemos que cada cliente é importante e, mesmo que tenham razões para estar longe por um tempo, é seu papel na oficina convidar essas pessoas a voltarem. Não podemos deixar que elas se esqueçam de você e dos seus serviços. Não podemos perder esses clientes para outras oficinas e ficarmos de braços cruzados, certo?

 

Você sabe que conquistar novos clientes requer muito trabalho e investimento de recursos humanos e financeiros. Por isso, você precisa fazer o que puder para evitar perder clientes e, além disso, aumentar o lucro na oficina!

 

Foi pensando nessa questão fundamental para o sucesso da sua oficina que elaboramos o post de hoje. Vamos mostrar para você quais medidas tomar e como agir para evitar que as pessoas deixem de ser seus clientes. Além disso, vamos compartilhar dicas para aumentar o lucro na oficina. Então acompanhe a leitura com a gente!

Estrutura e serviços

O primeiro passo para garantir que você não vai mais perder nenhum cliente é estruturar sua oficina da maneira adequada. Ou seja, você precisa deixar a oficina impecável, com todos os equipamentos e ferramentas necessários e com um leque de serviços que faça sentido para o seu público.

Pense no seu público

Para definir como estruturar sua oficina, você precisa levar em conta as necessidades do seu público, ok?

 

Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que, se os seus clientes sempre procuram pelos mesmos serviços de revisão, como troca de óleo, manutenção de freios, embreagem, parte elétrica, troca de pneus, é isso que você precisa oferecer para eles!

 

Converse com seus clientes e entenda as necessidades reais deles. Observe o histórico dos serviços mais utilizados. Pesquise o que a concorrência tem oferecido. É com base nessas informações que você vai definir quais serviços oferecer.

Invista na estrutura adequada

Depois, tendo definido os serviços, aí você faz um levantamento do material necessário para atender com qualidade e rapidez os clientes. Você define em quais itens deve investir:

 

  • ferramentas necessárias;
  • novos equipamentos;
  • treinamento da equipe;
  • reforma no espaço.

 

Assim, você não desperdiça tempo nem dinheiro com itens que se tornarão desnecessários com o passar do tempo.

 

Lembre-se também da importância de uma boa manutenção dos equipamentos e de uma excelente limpeza do ambiente. Isso faz a diferença, pois passa segurança para os clientes e os deixa mais à vontade na oficina.

 

Então, com a oficina pronta para atender aos clientes, você vai se sentir mais confiante em divulgar seus serviços e cuidar da clientela.

Atendimento ao cliente

Agora que seu espaço e seu leque de serviços estão prontos, é hora de investir no atendimento ao cliente. Já falamos muito desse assunto por aqui, mas vale lembrar algumas dicas de ouro quando se fala em atender os clientes com excelência:

 

  • Estabeleça a cultura da gentileza. Comece por você e, depois, treine sua equipe para que todos sejam corteses ao atenderem os clientes.
  • Tenha atenção especial ao público feminino. Cada vez mais mulheres cuidam de seus veículos, e elas não gostam de sentir que foram enganadas nem discriminadas, ok?
  • Determine procedimentos claros de atendimento para que exista padronização na sua oficina. Isso transmite segurança para os clientes.
  • Invista no pós-venda, ou seja, após a realização dos serviços, esclareça as dúvidas dos clientes, dê orientações específicas de manutenção e peça um feedback dos serviços e atendimento. Assim o cliente se sentirá ouvido e atendido.

Relacionamento com o cliente

E é sobre a importância de ouvir e entender bem o cliente que vamos falar agora. Uma vez que seu atendimento está melhorando, você vai perceber que seus clientes vão se sentir bem na oficina.

 

Esse é o primeiro passo para desenvolver um relacionamento com eles para que sintam que essa é a oficina deles, que ali é o melhor lugar para levarem o carro.

 

Quando falamos de relacionamento com o cliente, precisamos ter em mente alguns pontos importantes:

 

  • Ouça o cliente: pode ser uma reclamação ou um elogio, mas tudo o que os clientes falam deve ser levado em conta.
  • Peça por um feedback, ou seja, pergunte aos clientes o que eles acharam dos serviços, o que eles gostariam de ver de diferente na oficina ou alguma outra sugestão.
  • Faça o cliente se sentir importante e lembrado! E, sobre esse ponto, temos mais dicas a seguir.

 

Afinal, em um relacionamento, ambas as partes precisam ser lembradas e sentir que são fundamentais, certo?

 

Por isso, invista em personalizar mensagens periódicas para seus clientes. Quer alguns exemplos?

 

  • Lembre sempre do aniversário do cliente e envie um e-mail ou SMS dando os parabéns e oferecendo algum serviço gratuito ou algum desconto significativo.
  • Planeje sempre promoções em datas comemorativas e envie mensagens para os clientes para divulgar esses descontos.
  • Personalize a experiência do cliente: saiba o nome dele, pesquise serviços específicos para o veículo dele e ofereça dicas úteis.

 

Se você sempre lembrar do seu cliente, ele sempre vai lembrar de você! E aí você cria um relacionamento de confiança. E é assim que você fideliza seu cliente e não deixa que ele vá embora para outras oficinas.

Comunicação efetiva

Mas, agora, você pode estar pensando: "Muito boas as dicas de comunicação com o cliente, mas como vou arranjar tempo para fazer isso? E, se eu não tiver tempo, como vou contratar alguém que faça isso por mim? Vai custar muito caro!"

 

Pois é, concordamos com você. Seu tempo é muito valioso. Você precisa automatizar o processo de enviar mensagens para os clientes. Porém, contratar uma agência para isso pode ser muito caro.

 

Mas que tal um sistema de automação de marketing? Você contrata esse serviço, define o que enviar e como enviar, e aí seus clientes recebem mensagens por e-mail, SMS ou por voz para saber de promoções e lembrar que já está na hora da revisão.

 

Você não perde seu tempo enviando as mensagens. A gente faz isso por você. Já ouviu falar do +Lucro? É um sistema que faz exatamente isso que falamos. E o melhor de tudo é que ele é conectado ao Workmotor. Ou seja, ele acessa toda a base de clientes da sua oficina, sem que você precise fazer isso, e envia mensagem para cada cliente!

 

É investindo no atendimento ao cliente, no relacionamento com as pessoas e em um sistema efetivo de comunicação que você não vai mais perder clientes, mas vai fidelizá-los de vez. E aí aumentar seu lucro vai ser um dos resultados positivos.

 

Quer conhecer mais sobre o +Lucro? Assista a este vídeo curto e fique por dentro desse sistema tão prático!