COMO O CADASTRO DE CLIENTES PODE IMPACTAR DE MODO POSITIVO O SEU NEGÓCIO!




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COMO O CADASTRO DE CLIENTES PODE IMPACTAR DE MODO POSITIVO O SEU NEGÓCIO!


Publicado quinta-feira, 10 de outubro de 2019 13:24:48


Como o cadastro de clientes pode impactar de modo positivo o seu negócio

 

Vale a pena cadastrar seus clientes? Ou seja, vale a pena manter um cadastro de clientes com as informações de cada um? Você pode até concluir que sim, que é uma ideia interessante. Mas talvez você pense no tempo e no investimento que isso pode demandar, e aí acabe desistindo da ideia.

 

Mas, e se contarmos para você que o cadastro dos clientes pode impactar de modo positivo as suas vendas, a fidelização dos clientes, a melhoria dos seus serviços e, por fim, a sua margem de lucro? Aí talvez você possa considerar fazer o cadastro de clientes da sua oficina, não é mesmo?

 

Então é isso que faremos hoje. Vamos mostrar em detalhes como o cadastro pode ajudar você e sua equipe. Além disso, vamos compartilhar uma ferramenta que vai agilizar o registro das informações e garantir a segurança dos dados dos clientes.

 

Ficou interessado em mais uma maneira prática e eficaz de alavancar seus negócios? Então continue com a gente e acompanhe a leitura.

Por que o cadastro de clientes é tão importante?

Sabemos que seus recursos são valiosos e que não vale a pena desperdiçar tempo nem dinheiro, por isso sempre propomos soluções práticas para você.

 

O cadastro de clientes é uma dessas soluções. Ao cadastrar as informações dos clientes em um sistema seguro, você consegue ter o contato pessoal de cada cliente. Isso vai ajudar você a entrar em contato com eles se necessário e a entender melhor o perfil deles.

 

Ou seja, você terá acesso a informações como: a data de aniversário dos clientes, os produtos e serviços que costumam utilizar, onde residem, a frequência das idas à oficina e até o ticket médio.

 

Tendo esses dados, você vai conhecer melhor cada cliente e saberá em que serviços investir mais, que pacotes promocionais oferecer e como fidelizar com sucesso a clientela. Além disso, você vai ser capaz de personalizar o atendimento com base nas preferências de cada cliente.

 

O cadastro permite que você entenda seus clientes e consiga construir um relacionamento saudável com eles, consiga oferecer exatamente o que eles procuram. Isso é um grande diferencial; é uma excelente maneira de se destacar da concorrência.

 

Resumindo, o cadastro de clientes é importante porque:

 

  • Disponibiliza para sua oficina o contato pessoal de cada cliente;
  • Permite a você desenhar o perfil dos clientes;
  • Ajuda você a definir os investimentos com base nas preferências dos clientes;
  • Auxilia na construção de um relacionamento positivo com os clientes, gerando destaque e fidelização.

Quais informações registrar?

Agora que você sabe da importância de cadastrar os clientes, provavelmente queira entender melhor que dados coletar, ou seja, que informações registrar no cadastro. Seguem aqui então algumas sugestões.

Informações pessoais de contato

São as informações conhecidas como básicas, mas que com certeza podem ir além do esperado e garantir a você dados importantes.

 

Estamos falando de:

 

  • Nome completo,
  • Endereço e telefone,
  • E-mail, perfil no Instagram ou Facebook,
  • Data de aniversário,
  • Documentos, como número de RG e CPF,
  • Profissão,
  • Melhor horário para contato.

 

Essas informações são aquelas que ajudam você a entrar em contato com o cliente e a começar a desenhar um perfil básico dele.

Histórico de consumo

Depois de registrar esses dados, é importante manter também um histórico dos produtos e serviços utilizados pelo cliente.

 

É interessante fazer esse histórico com detalhes relevantes, listando todos os serviços realizados, a quantidade e a marcas dos produtos utilizados e anotações importantes. Essas anotações podem ser simples, mas podem incluir questões como: "o cliente sempre prefere essa ou aquela marca de óleo", "realizamos a troca completo dos pneus, então só será preciso realizar uma troca em tanto tempo".

 

Pense que o histórico vai ajudar você a definir que pacotes promocionais oferecer para cada cliente. Afinal, não é interessante oferecer revisão completa com desconto para um cliente que só solicita troca de óleo, entende? É com base no consumo dos clientes que você determina o que oferecer com desconto.

 

Além disso, esse histórico pode ser um excelente guia quando falamos em reposição de estoque e investimento em novas ferramentas e equipamentos. É mais seguro investir tendo como base os serviços mais utilizados do que tentar supor ou adivinhar o melhor investimento.

Observações relevantes

Por fim, sugerimos também que você anote observações que achar importante. Pode ser a forma de pagamento que o cliente prefere, comentários que ele fez durante o atendimento, resumo de negociações feitas ou ainda sugestões que o cliente deu.

 

O importante é anotar aquilo que é relevante, ou seja, que pode impactar o relacionamento com esse cliente. Se você registrar tudo o que o cliente comenta, terá muitas informações e será mais difícil utilizá-las mais tarde.

 

Então foque naquilo que vai impactar as vendas, os serviços ofertados, a melhoria da oficina, as estratégias de marketing e investimentos futuros, ok? Oriente seus funcionário a fazerem isso e assim você terá mais certeza de que as observações são realmente importantes.

Que ferramenta de cadastro utilizar?

Já sabemos que o cadastro é fundamental para o sucesso da sua oficina e que é preciso anotar algumas informações específicas. Mas, como fazer e manter esse registro?

 

Certamente cadernos e blocos de anotação não são a melhor ferramenta. Podem ser facilmente perdidos, e isso desperdiçaria seus esforços.

 

A ferramenta utilizada precisa ser prática, simples e garantir a segurança dos dados. Por isso, você deve considerar o uso de um sistema de gestão de oficina. O Workmotor, por exemplo, permite que você tenha um cadastro de clientes seguro.

 

É um sistema completo de gestão de autopeças. Com o Workmotor, você registra todas as informações dos clientes, mantém um histórico de manutenção do veículo, faz pesquisas de satisfação do cliente e ainda envia convites de revisões e promoções!

 

Além disso, é fácil de usar e você conta com um suporte técnico completo para garantir que vai utilizar todo o potencial do sistema. Também conta com vídeo-aulas em um canal no Youtube e um aplicativo que agiliza o atendimento inicial com o cliente.

 

Esperamos que agora, sabendo como fazer o cadastro de clientes e que ferramentas usar, você comece seu cadastro e estabeleça um relacionamento de confiança com os clientes. Conte conosco para ajudar você a garantir o sucesso da sua oficina


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