5 DICAS PARA LUCRAR MAIS QUE NO ANO ANTERIOR NA OFICINA




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5 DICAS PARA LUCRAR MAIS QUE NO ANO ANTERIOR NA OFICINA


Publicado sexta-feira, 10 de janeiro de 2020 16:18:12


Essas questões são válidas e de extrema importância. O começo do ano é um ótimo momento para avaliar o que deu certo e o que precisa ser melhorado. É o momento de se planejar, fazer metas e determinar que caminhos sua empresa vai seguir. 

 

Não é uma tarefa tão fácil, pois vários fatores influenciam o crescimento da empresa, não é mesmo? Desde a prestação de serviço e o atendimento à rotina diária de lidar com estoque, fornecedores e aspectos financeiros. 

 

Por isso preparamos este post para você. Escolhemos 5 pontos que merecem sua atenção e que vão ajudar você a alcançar seus objetivos neste novo ano. São 5 dicas para lucrar mas que no ano anterior. São 5 maneiras de começar mais um ano de sucesso. Então vamos lá?! 

  1. Qualificação e excelência: faça da qualidade seu diferencial 

Para aumentar o faturamento, a lógica mais óbvia é aumentar também seu preço, correto? Mas já parou para pensar se a qualidade do serviço da sua oficina vale o preço cobrado? O que justifica seu valor se ele for mais alto do que aquele cobrado pelo concorrente? 

 

A resposta está na qualidade do serviço prestado. Isso é fácil de entender: se você gosta de fazer churrasco, sabe que, quanto mais nobre a carne, mais alto costuma ser o preço. Sabe também que apenas carne excelente não é garantia de churrasco bom. O churrasqueiro também precisa ser excelente. Ou seja, é a combinação da carne com o churrasqueiro que garante o churrasco. 

 

Na oficina, isso acontece de maneira parecida. A qualidade do serviço é composta: 

 

  • pela qualidade das peças, materiais e equipamentos, 

  • e pela especialização dos mecânicos. 

 

Por isso, garanta que seus produtos sejam muito bons. Procure fornecedores de confiança. Se você suspeitar que algum produto fornecido não apresenta a qualidade desejada, troque de distribuidora. Nesse meio existem, sim, aqueles fornecedores que já são seus conhecidos de longa data. Mas nada impede você de procurar distribuidoras novas que talvez ofereçam um material mais adequado para a sua realidade. Busque pelo melhor para a sua oficina. 

 

Além disso, invista no treinamento da sua equipe. Sempre falamos desse assunto aqui no blog, mas vale a pena trazer uma perspectiva nova. 

 

Em termos de especialização, pense em quais áreas estão crescendo na mecânica. Qual é a demanda dos clientes? Sua equipe está preparada para lidar com carros com novas tecnologias? Converse com seu time e descubra quais são as necessidades dos clientes e da oficina. 

 

Depois, planeje a qualificação de cada funcionário de forma estratégica: todos precisam saber de tudo um pouco, mas você pode ter especialistas em determinados assuntos. Acompanhe o crescimento deles e os incentive a sempre melhorarem. 

  1. Atendimento: conheça seu cliente e saiba atendê-lo 

Além da qualidade do serviço, outro ponto fundamental para ajudar você a obter sucesso na oficina é a qualidade do atendimento. 

 

Mas vamos falar disso de modo bem claro. Não estamos nos referindo apenas a ter uma pessoa fazendo um bom atendimento, sendo gentil e sorrindo. Não. Atendimento no século 21 é muito mais do que isso. É conhecer seu cliente, entender quem ele é e saber atendê-lo muito bem. 

 

Para fazer isso, tenha em mente o perfil dos consumidores, principalmente daqueles que estão cada vez mais presente nas oficinas: 

 

  • a geração Y, conhecida também como geração do milênio. São as pessoas que nasceram após 1980 e até os primeiros anos de 2000. Já dirigem, têm carro e têm preferências específicas com relação a serviços mecânicos. 

  • a geração Z, nascidos após 2003, ainda não dirigem legalmente, mas já acompanham familiares e amigos nas oficinas. 

  • as mulheres. Elas estão cada vez mais na oficina e sabem muito bem o que querem. 

 

Esses clientes, em sua maioria, não têm a mesma paixão por carros que você tem. Eles têm a prioridade de serem bem atendidos, de poderem confiar na oficina e de saírem com o carro sem problemas, com suas necessidades atendidas. 

 

Eles valorizam: 

 

  • um ambiente moderno, limpo e organizado, 

  • uma experiência agradável: com wifi disponível e agilidade no atendimento, 

  • confiabilidade: qualidade no serviço e transparência nas explicações e no orçamento. 

 

Ou seja, atender bem esse público não significa se tornar amigo deles, conversando sobre o jogo do fim de semana e esperando que confiem cegamente no seu trabalho. Significa ouvir as necessidades deles, ser claro quanto à avaliação do carro, respeitar suas preferências e promover um atendimento cortês e moderno. 

 

Esse atendimento personalizado vai causar um impacto positivo nos clientes. Eles sairão satisfeitos da oficina, e a tendência de voltarem será grande. É fidelizando os clientes que você garante um faturamento constante e, melhor ainda, crescente. 

  1. Divulgação: aprenda a tornar sua oficina visível  

Outro ponto importante para se ter em mente este ano é a divulgação da sua oficina. 

Seus clientes precisam lembrar de você e novos clientes precisam saber que você existe. E como isso acontece? Por meio da divulgação. 

 

Claro que uma das melhores maneiras para divulgar a oficina é por meio de indicação. Ou seja, é quando um cliente fica tão satisfeito com o resultado que indica seus serviços para os amigos e familiares. 

 

Mas, depois de um tempo, esse cliente que indicou você pode esquecer da oficina. Por isso você precisa estar presente na vida dele, trazendo novidades, dicas, promoções e conteúdo interessante. 

 

E onde você vai encontrar seus clientes? Bom, levando em conta principalmente o perfil dos novos consumidores, podemos garantir que eles estão online. Eles estão buscando oficinas pela internet, pesquisando dicas no Youtube, seguindo perfis no Instagram e lendo blogs. E é nessas plataformas que você precisa estar. 

 

Para isso, inicie sua presença digital aos poucos. Siga estes passos: 

 

  • Mantenha o cadastro dos clientes em dia, atualizado com informações como e-mail, perfil no Instagram e número de celular. 

  • Determine a identidade da sua marca. Quem é a oficina? Que tipo de informações e promoções você quer divulgar? 

  • Esteja presente na vida dos clientes. Seja por lembretes via SMS, promoções por e-mail ou dicas em posts no Instagram. Você precisa estar presente. Para isso, você pode planejar um calendário e treinar alguém da equipe. 

 

 

Com relação a esse último passo, temos outra dica. Afinal, sabemos que, muitas vezes, a correria da oficina impede que você separe o tempo necessário que esse marketing online exige. 

 

Nossa dica então é: utilize uma ferramenta de automação de marketing. Já ouviu falar do +Lucro? Com ele, você envia mensagens para seus clientes via SMS ou e-mail de forma automática. 

 

Funciona assim: Você define que mensagem enviar: uma promoção, uma campanha de revisões, um lembrete, enfim, a mensagem que for melhor para seu cliente. Depois, a equipe do +Lucro envia essas mensagens para seus clientes. Além disso, você acompanha os resultados da campanha pelo computador e consegue medir o retorno do seu investimento. 

 

Dessa maneira, preocupando-se com a comunicação com os clientes e com a divulgação da sua marca para mais pessoas, você garante que sua oficina seja lembrada mais vezes e vista por mais possíveis clientes. 

  1. Planejamento: decida hoje que custos cortar e em que investir 

Neste post, você terá acesso a muitas informações úteis e novas. Estar aqui, lendo nosso blog, demonstra que você se interessa em aprender e quer melhorar sua oficina. Por isso, o próximo passo é colocar em prática o conhecimento adquirido. 

 

A maneira ideal de implementar mudanças é realizando um planejamento. Ao planejar, você: 

 

  • olha para o passado para aprender com os erros, 

  • enxerga o cenário externo, o mercado e a concorrência, 

  • analiza o presente para saber que ferramentas você já tem, 

  • foca sua atenção no futuro para entender onde você quer chegar. 

 

Um planejamento permite que você tenha uma visão mais ampla da real situação da oficina e ajuda você a saber que custos cortar e em que investir. 

 

Vamos explicar melhor por meio de um exemplo: você percebeu que, no ano passado, suas vendas caíram, mas você continuou investindo na qualidade dos produtos. Para este ano, você precisa aumentar as vendas, cortar gastos desnecessários e investir naquilo que vai trazer mais lucro. 

 

Tendo em mente esse cenário ou outros, o planejamento anual vai ajudar você. Nele, você estabeleça: 

 

  • Objetivo. Por exemplo: aumentar o número de vendas. 

  • Metas de vendas. Preciso aumentar em 20% as vendas. Mas lembre que nem todos os meses as vendas são iguais. Talvez abril e maio sejam meses de muita procura pelos seus serviços, então sua meta pode ser um aumento de 30% nas vendas. Em meses com menos procura, a meta pode ser de 20%. 

  • Investimentos. Com base no seu objetivo, que investimento será mais válido e como você vai fazê-lo? Por exemplo, você decide que precisa investir em treinamento de equipe e divulgação da oficina. Quanto você pode investir e qual o retorno esperado? 

  • Planejamento de cada investimento. 

  • Corte de custos. Talvez o espaço da sua oficina não esteja sendo bem aproveitado. Talvez você assine TV a cabo, mas nenhum cliente olhe para a tela. Às vezes você está fazendo um investimento que não traz um retorno bom. Analise esses custos, coloque cada um no papel e entenda quais podem ser diminuídos ou até eliminados. 

 

Com um planejamento anual simples, mas claro, você determina:  

 

  • onde quer chegar e 

  • como chegar. 

 

Assim, nos momentos de tomada de decisão e de implementação de mudanças, você tem uma base para guiar seus passos. É com essa base que você alcança seus objetivos e aumenta seu faturamento. 

  1. Inovação: esteja no século 21 

Por fim, nossa última dica para que você tenha mais lucro que no ano anterior é: não se prenda ao passado, mantenha sua oficina atualizada. 

 

Há pouco tempo, nossa equipe entrevistou o Ericson, dono da oficina Car Service Santos Dummont. Ele lembrou que o ramo automotivo está em mudança constante. E, para se destacar, é preciso acompanhar essas mudanças. Ele até usou o exemplo de que o mercado de autocenter é como uma peneira: vai peneirando até que só os melhores vão permanecer. 

 

É com esse cenário que você lida todos os dias. Existe concorrência? Sim. Existem dificuldades? Sim. Mas a boa notícia é que você e sua oficina podem se destacar. Para fazer isso, fique de olho nas inovações e implemente o que for mais adequado à sua realidade. Estude e invista em: 

 

  • tecnologia e ferramentas que automatizam sua rotina, como um sistema de gestão de oficinas. 

  • comunicação aberta com os clientes da nova geração, aceitando sua diversidade, ouvindo suas necessidades e promovendo uma experiência excelente. 

  • tecnologia dos carros do futuro, garantindo que a sua equipe esteja à frente quando o assunto é qualificação de ponta e que seus equipamentos também atendam à nova demanda. 

 

Saiba: você já está aqui, procurando conhecimento enquanto outros empresários podem estar distraídos, lidando apenas com o dia a dia, sem se dedicar ao futuro. Isso quer dizer que você está no caminho certo. Agora é preciso tornar sua oficina um autocenter do século 21 de verdade. 

 

Essas foram as nossas 5 dicas para que você lucro mais este ano do que no ano passado na oficina. Foram 4 aspectos fundamentais para você estudar, colocar em prática e avaliar no seu dia a dia. Claro que não existe fórmula mágica. É preciso trabalho e dedicação. Mas, saber em que pontos focar e como alcançar seus objetivos vai fazer a diferença entre aumentar seu faturamento ou deixar de crescer. 

 

Se você gostou do post e quer saber mais sobre como fazer o planejamento da sua oficina, leia nosso post exclusivo sobre o assunto. Fizemos um guia completo com o passo a passo para que você faça o seu plano de negócios e trabalhe hoje, todos os dias, pensando no futuro crescimento da sua empresa. 


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