OFICINA DO FUTURO: QUAIS TENDÊNCIAS SUA OFICINA PRECISA CONHECER




VER TODAS NOTÍCIAS

OFICINA DO FUTURO: QUAIS TENDÊNCIAS SUA OFICINA PRECISA CONHECER


Publicado sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 16:50:37


Temos falado das tecnologias e do futuro das oficinas nas últimas publicações. Afinal, esse é um assunto muito importante para garantir que sua oficina continue sendo bem-sucedida. E no post de hoje vamos falar em detalhes sobre quais tendências sua oficina precisa conhecer.

 

Em outras palavras, vamos explicar quais serão as principais tendências que vão determinar o futuro das oficinas. São dicas específicas para você anotar e ter como base para planejar os próximos anos do seu autocenter.

 

Sabemos que o ramo automotivo está cada vez mais concorrido e que muitos donos de oficina têm se perguntado como manter o aumento do faturamento e promover o crescimento da empresa. É pensando nessas questões que você deve ficar de olho no que está por vir e começar hoje mesmo a tomar as ações necessárias para garantir que sua oficina cresça e não perca espaço no mercado nos próximos anos.

 

Então pegue seu caderno ou abra seu aplicativo de anotações para tomar nota do conteúdo exclusivo que vamos compartilhar com você agora.

Tecnologia

Falamos da tecnologia do futuro, mas precisamos deixar claro como ela vai impactar sua oficina. Para isso, vamos falar de algumas tecnologias que têm se expandido recentemente e prometem ser a realidade nos próximos anos.

Carros autônomos

Muito tem se falado sobre esse tópico ultimamente. Embora os carros autônomos ainda não estejam muito presentes no Brasil, a tendência é que, aos poucos, o mercado incorpore esse tipo de veículo.

 

A questão é que os carros autônomos ainda apresentam um custo elevado. Estudos mostram que, se houvesse incentivos para se reduzir esse preço, os fabricantes conseguiriam produzir carros a um preço mais acessível. E assim, esse veículo se tornaria mais presente no Brasil.

 

Ao mesmo tempo, por ser uma tendência internacional, é preciso ficar de olho nas novidades sobre esse assunto. Inclusive, já existem serviços de táxi com utilização de carros autônomos em países estrangeiros.

Transporte coletivo

Isso nos leva a outra tecnologia que tem sido desenvolvida cada vez mais: tecnologia para o transporte público. A integração de sistemas e a conectividade são as grandes protagonistas nessa área.

 

Nesse caso, essa realidade já está presente no Brasil. Existem linhas com monitoramento em tempo real e contato direto com os motoristas para que haja uma coordenação correta. Estamos falando de sistemas inteligentes e tecnologias avançadas.

 

Embora talvez sua oficina não lide diretamente com veículos para transporte coletivo, é importante saber dessas inovações. Além disso, é necessário considerar a opção de trabalhar com frotas de ônibus e fazer parcerias com empresas. São possibilidades que podem trazer uma excelente expansão para a sua oficina.

Energias renováveis

Esse é outro tópico que está sempre saindo nas notícias! O uso de energias renováveis para a locomoção de automóveis está se expandindo.

 

Hoje temos os carros movidos a etanol (no Brasil ele é obtido do bagaço da cana-de-açúcar) e também os carros elétricos. Em nosso país já temos modelos de carros com motor elétrico da Renault, Chevrolet e Nissan, entre outras marcas.

 

As pesquisas nessa área só avançam e a perspectiva de crescimento é positiva. Ou seja, vale a pena trabalhar com sua equipe para qualificá-los de modo a atenderem com excelência carros desse tipo. Além disso, invista nos equipamentos necessários para garantir esse atendimento.

 

Esses são três exemplos de tecnologia que selecionamos que vão impactar sua oficina nos próximos anos. Tendo eles e outros exemplos em mente, o próximo passo é preparar o espaço do seu autocenter e treinar sua equipe.

Espaço diferenciado

Ao estruturar sua oficina, pense nos seguintes pontos:

 

  • excelência no atendimento ao cliente,
  • redução de custos operacionais,
  • otimização de tempo e espaço,
  • utilização de processos limpos.

 

O primeiro ponto, a respeito de atendimento ao cliente, está relacionado às gerações atuais e como elas se sentem na sua oficina. É fundamental que seu espaço seja organizado, iluminado e confortável. Planeje um espaço simples, mas moderno e com acesso à internet.

 

Quando falamos de reduzir custos e otimizar seu tempo e espaço, estamos nos referindo a equipamentos e estruturas que permitam agilizar o trabalho na oficina. Muitas vezes vale a pena investir em itens bons, modernos e de boa durabilidade em vez de aparentemente economizar, mas acabar desperdiçando recursos depois de certo tempo.

 

Em termos de equipamentos, você pode investir em elevadores hidráulicos com duas colunas, alinhadores 3D, balanceadoras computadorizadas e rampas adaptáveis. Leve em conta os serviços que você realiza na oficina e planeje seu espaço de acordo com eles.

 

Por fim, tenha em mente a limpeza, agilidade e organização. Estruture os processos da oficina com sua equipe. É preciso haver padronização nos seus procedimentos de modo que os serviços sejam oferecidos com o mesmo nível de qualidade para todos os clientes.

Equipe especializada

O último aspecto que gostaríamos de enfatizar é a importância de treinar sua equipe. Se você já é leitor do nosso blog, sabe que sempre focamos na importância desse tópico. Afinal, sua equipe é a alma da oficina, não é?

 

E essa é uma tendência fundamental das oficinas do futuro. Já que os carros terão cada vez mais tecnologias, os colaboradores da oficina precisam estar preparados para trabalhar com esses veículos.

 

Você pode optar por ter um especialista em cada área na sua oficina. Por exemplo, tenha alguém especializado em motores elétricos e outro colaborador responsável por manutenções preventivas em carros com computador de bordo moderno.

 

Entenda a realidade da sua oficina e tenha em mente onde você quer estar nos próximos anos. Assim ficará mais fácil determinar em quais aspectos investir para treinar sua equipe.

 

Além disso, pesquise as novas tecnologias disponíveis e visualize o espaço da sua oficina: que mudanças você precisa fazer para garantir que você e sua equipe vão dar conta dos novos veículos?

 

Trabalhe hoje, mas olhe sempre para o futuro, entendendo que tendências sua oficina precisa conhecer. Para isso, estude, planeje-se e comece a investir aos poucos, mas com constância. E, para iniciar sua pesquisa, já indicamos para você a leitura deste artigo no nosso blog. Com ele, você vai aprender sobre realidade aumentada e carros inteligentes, que certamente são tendências para o futuro. Conte com a gente, queremos ver sua oficina crescer!


Pesquisar
Assuntos relacionados