Índia quer ser o primeiro país com frota 100% elétrica

Carro Branco Valorizam Mais
Especialistas afirmam que carros brancos têm maior preço de revenda
24 de março de 2016
Futuro do Aftermarket no Brasil
Desafios e o Futuro do Aftermarket
31 de março de 2016
Frota de Carros Elétricos

O governo indiano está empenhado em ser o primeiro país grande com frota 100% elétrica, o que deve ocorrer em 2030. A ideia é fazer com o setor automotivo o mesmo que vem sendo feito em outras áreas, adotando uma política inovadora de economia em escala.

A ideia é ceder carros elétricos para os consumidores sem um preço de aquisição, permitindo que eles paguem apenas o equivalente à economia gerada com o não consumo de combustível fósseis.

Esse tipo de negócio já vem sendo adotado na Índia e é algo semelhante ao que a BYD está propondo no Brasil, ao ceder o elétrico e6 para taxistas em Campinas, que pagam apenas a economia gerada com o uso de eletricidade no lugar de gasolina ou etanol.

O governo indiano acredita que não é necessário o governo aplicar dinheiro em programas de financiamento e nem o consumidor ser onerado com pesados impostos para obter tal vantagem. Com essa política, alguns setores da indústria local deixaram de receber apoio do governo após seis meses de implantação da economia em escala.

A Índia também está propondo algo semelhante no setor energético, a fim de que o custo da eletricidade seja o menor possível, abastecendo não só a frota nacional, mas alcançando 50 milhões de pessoas, que hoje não possuem acesso à luz elétrica. O governo quer que o país lidere o mercado mundial de veículos elétricos.

Fonte: Notícias Automotivas

Publicado por www.workmotor.com.br