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COMO FIDELIZAR CLIENTES NA OFICINA MECÂNICA?


Publicado segunda-feira, 2 de julho de 2018 18:04:40


  Para quem vê a dinâmica de uma oficina mecânica, não imagina que a tarefa de cuidar do negócio exige muito mais que conhecimentos sobre o funcionamento de carros.   Entre um dos pontos essenciais para negócio prosperar está o relacionamento com clientes e como fidelizá-los.   Diferente da rotina de uma concessionária, onde há um atendimento personalizado para lembrar o cliente que ele precisa fazer as manutenções necessárias, na oficina mecânica nem sempre é possível contar com este braço para cuidar do relacionamento com clientes.   Muitas vezes, o dono da oficina mecânica também é quase que 100% responsável pelas outras funções do negócio. Este é o seu caso?   Se a sua resposta é sim, saiba que há como fidelizar clientes na oficina mecânica. A tecnologia é um dos pontos que vai te ajudar nesta tarefa.   Com um pouquinho de dedicação, esta parte fundamental do negócio vai engrenar e a saúde financeira da sua empresa vai agradecer.   Separamos algumas dicas para fidelizar clientes na sua oficina. Confira:

Antes de tudo, acredite

  Você sabia que é mais fácil fidelizar um cliente do que conquistar um novo? Parece que estamos tomando o seu tempo, mas na verdade conquistar um cliente novo pode te custar 30% mais caro do que fidelizar um que já está aí dentro da sua oficina mecânica.   Por isso, antes de partir para a prática, tenha em mente que fidelizar clientes é mais fácil e barato do que correr atrás de novos consumidores do seu negócio.   Se o seu cliente está satisfeito, saiba que as chances de voltar são muito maiores. Indicar o seu trabalho também será mais fácil.  

Aposte na experiência do cliente

  Você já parou para avaliar como o comportamento do consumidor mudou? Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscando por serviços seguros e de qualidade.   Se antes as oficinas mecânicas tinham fama de serem lugares escuros, malcuidados e até feias, hoje, algumas oficinas já estão modernizadas e oferecem uma experiência diferente para seus clientes.   Não pense que ter um ambiente adequado e bonito seja frescura, pois este tipo de cuidado vai transmitir segurança, comodidade e profissionalismo para o seu cliente.   Com certeza, este tipo de experiência é positiva na hora de voltar e indicar sua oficina mecânica para outras pessoas.  

Comunique-se com o cliente

  Nem sempre a linguagem técnica sobre o problema mecânico vai atender as expectativas do seu cliente. Independente de ser homem ou mulher, falar de uma maneira clara e transparente é fundamental para seu cliente sentir segurança do que será feito no veículo.   Crie um padrão de atendimento assim que o carro chegar a oficina mecânica, por exemplo. É possível fazer um checkup do veículo e informar ao cliente o que será vistoriado.   Permita que o seu cliente tenha acesso ao mecânico responsável ou ainda veja o que está acontecendo com o carro, o defeito que apresenta ou peça que será trocada.   Tenha um orçamento padronizado para enviar ao seu cliente. Em tempos de tecnologia, você pode enviar por e-mail ou WhatsApp e, indiretamente, já vai criando sua base de contatos para se comunicar com eles.   Estas medidas simples transmitem segurança e mostram que sua oficina mecânica é profissional no que faz.  

Tenha um CRM

  Se antes tudo era feito no papel, atualmente a tecnologia já pode atender a sua oficina mecânica para lhe ajudar em diversas tarefas.   Uma delas é na gestão financeira e a outra na gestão do cliente. Com um programa de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) sua empresa estará mais profissional e a comunicação com seu público será muito mais assertiva.   Como exemplo, podemos citar o CRM WorkMotor que vai tornar tudo mais simples: contas a pagar e a receber, além do fluxo de caixa, estrutura operacional da sua oficina mecânica, como relatórios de ponto, resultados, e o mais interessante que é a gestão comercial.   Com a organização de dados, você terá ordens de serviço, orçamentos e cadastramento de clientes de forma informatizada. Já imaginou ter seus clientes cadastrados e acessar seu histórico na sua oficina mecânica ou ainda saber a última data em que ele fez uma manutenção?   Um CRM vai trazer mais qualidade para o seu atendimento e facilitar o seu relacionamento com os clientes.  

Faça marketing

  Parece difícil, mas não é. Qualquer empresa pode ter potencial para investir em ações de marketing e melhorar a performance do negócio.   Com um programa de CRM, você poderá criar calendários de ações promocionais, por exemplo, e aproveitar as datas sazonais, como férias, para sugerir uma revisão no carro.   Se faz 6 meses ou 1 ano que o cliente não vai a oficina, você pode criar um lembrete e sinalizar que está na hora de voltar para fazer uma manutenção.   É possível fazer um e-mail marketing, enviar um SMS ou um recado no WhatsApp. Não percas as oportunidades que estão disponíveis e são de fácil acesso.  

Esteja nas redes sociais

  Se sua empresa quer um relacionamento ainda mais próximo com os clientes, esteja nas redes sociais. Sabe-se que, em média, uma pessoa olha o celular 87 vezes por dia.   Já pensou em aproveitar esta oportunidade para impactar seu cliente com a presença da sua oficina mecânica na internet?   Além de ser uma maneira de estar presente nas redes sociais e fidelizar clientes, seja por conteúdos de qualidade ou mesmo por disponibilizar um atendimento online, você também terá potencial de ganhar escala por meio de campanhas digitais.   Mãos a obra para que sua oficina mecânica fidelize clientes de qualidade!  


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