VER TODAS NOTÍCIAS

COMO SABER QUANTO COBRAR PELO SERVIÇO MECÂNICO?


Publicado segunda-feira, 2 de julho de 2018 14:59:35


   Se você é um empresário do setor mecânico e tem sua oficina, por exemplo, já deve ter se perguntado como saber cobrar pelo serviço mecânico, certo?   Geralmente, quem presta serviços tem dificuldades de precificar o trabalho. Como não se trata de algo que se possa medir, como no caso de produtos, a dificuldade parece ser maior.   Mas, se você já sentiu esta dificuldade saiba que você não está sozinho. Separamos algumas dicas para que você tenha mais segurança na hora de cobrar pelos serviços mecânicos da sua oficina.  

Entenda o perfil do seu negócio

  Tudo o que qualquer empresário deseja é ter lucro com o seu negócio. Na oficina mecânica é a mesma coisa.   Por isso, saiba quais são os custos e despesas e o que é necessário para cobrir isto e dar lucro. Parece difícil? Mas não é quando se tem tudo na ponta do lápis.   Gastos fixos: é tudo aquilo que não vai sofrer impacto, ou seja, você terá de pagar e são fundamentais para o funcionamento do negócio, como:   - Aluguel ou financiamento do local onde sua oficina está instalada - Luz, água, telefone, internet, condomínio, IPTU - Folha de pagamento dos colaboradores e pró-labore   Gastos variáveis: é tudo aquilo que pode surgir no decorrer do mês, como uma despesa extra, por exemplo, ou ainda a tributação que você terá de acordo com os serviços prestados.   Se sua oficina mecânica teve mais trabalho, ela terá mais lucro. Mas, também, terá mais carga tributária. Os valores dos impostos podem ser considerados despesas variáveis.   Gastos diretos: Sua oficina mecânica depende de alguns itens fundamentais para funcionar, como: peças, acessórios, equipamentos, itens de segurança, manutenção, etc. Estes custos são considerados despesas diretas.  

Como cobrar pelo serviço mecânico?

  Agora, organizar estas informações é fundamental para saber como cobrar pelo serviço da sua oficina.   Tente fazer uma tabela com os serviços que oferece, os custos que possui para executá-lo, o valor das peças que podem ser utilizadas, o salário do mecânico e o tempo médio que ele leva para fazer o trabalho.   Com isso em mãos, é hora de colocar a sua margem de lucro. Quanto você gostaria de ter de ganho em cima de cada serviço prestado?   Esta é uma maneira de calcular quanto cobrar na sua oficina mecânica e ter uma referência de valores mínimos que devem ser praticados.  

Tenha um sistema de ERP

  Agora que você já sabe quais são todas os custos fixos e variáveis do seu negócio, que tal organizá-los em um sistema que ajuda na gestão de tudo isso?   Adote um ERP para lhe auxiliar no controle da sua oficina mecânica. Um ERP ajuda na dinâmica financeira do negócio, no controle de caixa, gestão de vendas, atendimento, faturamento, entre outras obrigações fiscais.   Se você tem dificuldade para saber como anda a saúde financeira da sua oficina mecânica, então tenha ferramentas para facilitar o seu dia.  Conheça uma sugestão de software automotivo aqui.  

Conheça o seu cliente

  Para deixar os custos ainda melhores para a sua oficina mecânica, é importante que você conheça o seu cliente, suas necessidades e o que ele está buscando.   Afinal, o que ele busca? Preço, qualidade, custo-benefício, agilidade? Nem sempre chegar a uma conclusão é tarefa fácil, mas você pode começar a traçar o perfil do seu cliente de várias maneiras.   Se a sua oficina mecânica está localizada num bairro classe A, por exemplo, talvez atendimento exclusivo e qualidade estejam entre as prioridades dos seus clientes. Neste caso, pagar mais caro pode ser positivo para ele se o trabalho for de qualidade, pontual, profissional e de confiança.   Já se sua oficina mecânica está em um bairro classe C ou ainda mais afastada dos grandes centros, você deve avaliar o que faz diferença para o cliente, como: preço, custo-benefício e qualidade.   Para chegar a outros dados importantes, é possível deixar disponível uma pesquisa de opinião para que você tenha métricas sobre as expectativas dos clientes que passam pela sua oficina mecânica.  

Pesquisa de mercado

  Você sabe quanto sua concorrente está cobrando para fazer o mesmo serviço mecânico que a sua oficina?   Fazer pesquisa de mercado para ter uma base de valores, também é uma maneira de saber se os seus preços estão dentro da média para sua região e público-alvo.   Esta pesquisa pode ser feita por telefone e você também pode considerar concessionárias. Por mais que você já saiba que o valor por ser mais alto, é válido ter parâmetros para mais e para menos.  


Pesquisar